FR
Início / Notícias / Publicações
Publicações
Relatório da Emigração referente ao ano 2020, elaborado pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., e o Observatório da Emigração, com a informação relativa ao número de cidadãos que saem do país, os países de destino dos emigrantes portugueses, a caracterização socioeconómica, designadamente escolar e académica, e geográfica dos emigrantes portugueses.
Livro organizado pelos investigadores Cláudia Pereira, Jorge Malheiros e João Peixoto. Este livro, o primeiro da série Estado da Emigração, apresenta três estudos sobre a nova emigração portuguesa, e conta com a participação de diversos investigadores na área da emigração.
Livro elaborado por Andrew Geddes, do Migration Policy Centre, que mostra como os sistemas de governação referentes à migração internacional, através do seu funcionamento e efeitos, podem moldar a migração – nas suas várias formas – e as experiências vividas pelos migrantes.
Relatório elaborado pela Organização Internacional para as Migrações e o Migration Policy Institute que contém uma análise abrangente e inédita das medidas de viagem e de encerramento de fronteiras que os governos de todo o mundo implementaram durante 2020.
Artigo dos investigadores Maria Lucinda Fonseca, Alina Esteves e Luís Moreno que, utilizando o caso de Odemira, faz uma análise das consequências do investimento estrangeiro no agronegócio, para os trabalhadores internacionais, e no estilo de vida dos migrantes num local rural e, destaca as estratégias concebidas pelos atores locais na adaptação às novas exigências linguísticas e habitacionais.
A edição de 2020 do International Migration Outlook analisa a evolução recente dos movimentos e políticas migratórias nos países da OCDE e em alguns países terceiros, e analisa a evolução dos resultados do mercado de trabalho dos imigrantes nos países da OCDE. Inclui um capítulo especial sobre o impacto da migração na composição estrutural da economia. Inclui também notas sobre os países e um anexo estatístico.
Livro de Jane Beswick aborda questões como identidade, língua e integração em Jersey, focando em particular a diáspora portuguesa madeirense.
Entrevista com José Carlos Marques
Artigo da autoria do investigador associado do Observatório da Emigração, José Carlos Marques, sobre a emigração e regresso de portugueses, de, e para, a Suíça.
Entrevista com Liliana Azevedo
Artigo da autoria da investigadora associada do Observatório da Emigração, Liliana Azevedo, sobre a emigração portuguesa para a Suíça.
Artigo da autoria dos investigadores do Observatório da Emigração, Rui Pena Pires, Cláudia Pereira, Joana Azevedo, Inês Vidigal e Carlota Moura Veiga, sobre a emigração portuguesa no século XXI.
Artigo da autoria de investigadores Pedro Góis e José Carlos Marques, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e do Instituto Politécnico de Leiria, respetivamente, inserido no Ethnic and Racial Studies Journal.
Livro organizado por Elsa Lechner, Graça Capinha e Maria Clara Keating. Este livro aborda a experiência migratória do caso português como objeto de observação, abordando questões como a migração, o exílio, o retorno e a colonialidade.
Relatório realizado pela Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA), sobre as implicações do corona vírus para os direitos fundamentais.
Artigo da autoria de investigadores José Carlos Marques, Pedro Candeias, Pedro Góis e João Peixoto, do Instituto Politécnico de Leiria, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL), respetivamente. Este artigo insere-se no Journal of International Migration and Integration.
Artigo da autoria de Dora Sampaio e Russel King sobre migrações e envelhecimento nos Açores.
Capítulo da investigadora e atual secretária de estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, integrado no livro New and Old Routes of Portuguese Emigration. Este capítulo foca-se na recente migração de enfermeiros portugueses – tanto como emigrantes como como imigrantes – dentro do espaço europeu.
Capítulo de Marco Lisi, Ana Maria Belchior, Manuel Abrantes e Joana Azevedo, enquadrado no livro New and old routes of Portuguese emigration. Este capítulo aborda o tema da participação e representação política dos emigrantes e os desafios do voto externo.
Capítulo dos investigadores João Peixoto, Pedro Candeias, Bárbara Ferreira, Isabel Tiago de Oliveira, Joana Azevedo, José Carlos Marques, Pedro Góis, Jorge Malheiros, Paulo Miguel Madeira, Aline Schiltz, Alexandra Ferro e Eugénio Santana, enquadrado no livro New and old routes of Portuguese emigration.. Este capítulo aborda o tema do transnacionalismo e do regresso na emigração portuguesa recente, nomeadamente os fluxos ocorridos após a viragem do século.
Capítulo do Professor Rui Pena Pires enquadrado no livro New and old routes of Portuguese emigration. Neste capítulo pode encontrar-se toda a informação sobre a emigração portuguesa nos dias de hoje.
Livro do investigador Fabio Scetti, publicado pela PUL de Québec, onde ilustra a relação entre a língua, nas suas práticas e representações, e a identidade no seio da “comunidade portuguesa” de Montreal.
Artigo da investigadora Cristiana Bastos, publicado na revista History and Anthropology, onde analisa a produção e receção de uma monografia social de 1923 sobre comunidades migrantes em Nova Inglaterra.
Capítulo da autoria do coordenador científico do Observatório da Emigração (OEm), Rui Pena Pires, e da investigadora Ana Filipa Cândido, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, focado no caso português no que respeita a emigração e desenvolvimento na periferia europeia.
Working paper da autoria de Hein de Haas, Simona Vezzoli and María Villares-Varela, inserido na série produzida pelo International Migration Institute network. O presente trabalho foca-se na questão do aumento estrutural da imigração extracomunitária, desafiando as expectativas políticas de que a abertura das fronteiras internas reduziria a imigração extracomunitária, numa análise de 60 anos, 1950-2010.
Livro organizado pelas investigadoras do Observatório da Emigração, Cláudia Pereira e Joana Azevedo. Este livro apresenta uma panorâmica comparativa da emigração portuguesa na Europa e fora da UE em tempos de recessão, e conta com a participação de diversos autores e investigadores das áreas das migrações e ciência política.
Artigo da autoria de Daniela Craveiro, Isabel Tiago de Oliveira, Maria Sousa Gomes, Jorge Malheiros, Maria João Guardado Moreira e João Peixoto, da Universidade de Lisboa e do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, da Universidade de Aveiro, da Universidade de Lisboa, e do Instituto Politécnico de Castelo Branco, respetivamente. Este artigo insere-se na revista Demographic Research.
Artigo da autoria de Rui Pena Pires, Cláudia Pereira e Joana Azevedo, do Observatório da Emigração (OEm), do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, focado na emigração portuguesa qualificada. Este estudo insere-se no caderno de publicações nacionais sobre a emigração de mão de obra qualificada em 13 países da UE, editado pela Direcção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão Centro Europeu de Especialização (ECE), da Comissão Europeia.
Estudo realizado por Pedro Góis, José Carlos Marques e Filipa Pinho que analisa os dados obtidos através de um inquérito por questionário aplicado a emigrantes portugueses detentores de qualificações de nível terciário, assim como as suas predisposições relativamente ao retorno e ao desenvolvimento de atividades empreendedoras em Portugal.
Capítulo de José Carlos Marques e Pedro Góis inserido no livro South-North Migration of EU Citizens in Times of Crisis de Jean-Michel Lafleur e Mikolaj Stanek.
Livro de Ana Saraiva, onde examina práticas e discursos relativos a expressões da arquitetura doméstica em espaço (pós-)rural nos últimos cento e quinze anos em Portugal. No seu estudo, a autora utiliza uma abordagem plurifatorial, enquadrando áreas como a antropologia, a arquitetura e a emigração.
Artigo de Sela Cowger, Jessica Bolter, e Sarah Pierce, publicado pelo Migration Policy Institute, onde são avaliadas as medidas relativas às migrações tomadas durante os primeiros 100 dias da administração Trump.
Artigo de Irène Pereira sobre a emigração portuguesa recente em França e a divisão socio-etnica do trabalho desta população.
Livro organizado por João Queirós e Bruno Monteiro, realizada no âmbito do projeto Dinâmicas recentes dos movimentos emigratórios no Noroeste português. O caso dos trabalhadores da construção civil, sobre a emigração portuguesa dos trabalhadores da construção civil para Espanha.
Artigo de Ruxandra Oana Ciobanu, Tineke Fokkema, Mihaela Nedelcu publicado na revista Journal of Ethnic and Migration Studies, sobre o envelhecimento das populações migrantes na Europa, as estratégias dos migrantes idosos e as implicações para as políticas públicas neste domínio.
Livro elaborado por 14 autores onde são apresentados os percursos biográficos de portugueses que escolheram viver e trabalhar fora de Portugal. São retratos de jovens mulheres e homens que contam histórias de indivíduos e famílias, de opções pessoais e fluxos coletivos, de afetos e amizades, de sucessos e fracassos, de fim de sonhos e recomeço de projetos.
Livro de Ana Cristina Pereira com histórias da emigração portuguesa nos últimos 100 anos, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Memórias e histórias do exílio numa obra editada pela Associação de Exilados Políticos Portugueses que reúne 22 textos de 22 autores.
Livro baseado no projeto de investigação Regresso ao futuro. A nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa (REMIGR), coordenado por João Peixoto, sobre a atual emigração portuguesa, tendo sobretudo em conta as relações que os novos emigrantes mantêm com o país de origem.
Livro de Cláudia Pereira sobre a emigração de enfermeiros portugueses, que conta com a participação de Ana Cláudia Moura, Anne Sthör, João Carvalho, Nuno Pinto, Pedro Pita Barros, Rui Pena Pires e Tiago Correia.
Relatório do Migration Policy Institute, da autoria de David Justino, sobre o volume, fatores e impactos da emigração portuguesa desde a viragem do século.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades