FR
Início / Notícias / Publicações
A nova emigração e a sociedade portuguesa
Livro baseado no projeto de investigação Regresso ao futuro. A nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa (REMIGR), coordenado por João Peixoto, sobre a atual emigração portuguesa, tendo sobretudo em conta as relações que os novos emigrantes mantêm com o país de origem.

Título  Regresso ao futuro. A nova emigração e a sociedade portuguesa
Autores  Alexandra Ferro, Aline Schiltz, Bárbara Ferreira, Duval Fernandes, Ermelinda Liberato, Eugénio Santana, Georges Lemaître, Inês M. Raimundo, Isabel Tiago de Oliveira, Joana Azevedo, João Peixoto, Jorge Malheiros, José Carlos Marques, Paulo Miguel Madeira, Pedro Candeias e Pedro Góis
Editor  Gradiva
Data  2016

 

 

Livro completo disponível aqui.

 

Resumo

Entre as principais questões a esclarecer encontra-se o caminho que Portugal irá seguir após a encruzilhada da crise mundial de 2008 e do resgate financeiro de 2011. Estarão os novos movimentos de emigração fortemente dependentes da conjuntura, vindo a desacelerar após uma eventual recuperação económica do país? Serão um tipo de movimento distinto, que cria novas formas de transnacionalismo, a partir do qual a existência de duplas residências e de duplas atividades não põe em causa as ligações e interesses económicos no país? Ou serão um indicador da perda de espessura da sociedade  portuguesa, que pode assim ver-se sem muitas das suas elites e força de trabalho, acentuando o seu estatuto periférico na Europa?

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades