FR
Início / Notícias / Publicações
Emigração em português
Livro organizado por Elsa Lechner, Graça Capinha e Maria Clara Keating. Este livro aborda a experiência migratória do caso português como objeto de observação, abordando questões como a migração, o exílio, o retorno e a colonialidade.

Título  Emigração em português. Migrações, exílios, retornos e colonizações
Autores  Elsa LechnerGraça Capinha e Maria Clara Keating (orgs.)
Editora  Almedina
Coleção  Coleçao CES
Data  2020
Palavras-chave Migrações, exílio, retornos, colonizações.

 

Mais informações sobre o livro aqui.

Resumo

A relevância do tema das migrações evidencia a necessidade de desfamiliarizar os discursos mais hegemónicos, que nos impedem de escutar o Outro tal como é, e tal como se enuncia nos seus próprios repertórios simbólicos. Nessa escuta, podemos tomar o pulso à capacidade de inovação e/ou de expansão da consciência que o processo narrativo e criativo pode significar.
A presente coletânea toma o caso português como objeto de observação de todos esses processos performativos da experiência migratória que, na singularidade da nossa história, nos dão a observar a migração, o exílio, o retorno e a colonialidade – sempre movimentos dinâmicos de construção histórica de si e do Outro; sempre combates de palavras e/ou de formas expressivas, que se movem nos meandros de velhas/novas hierarquias económicas, sociais e políticas, para chegar a ancoragens temporárias do sujeito na construção de novas formas e/ou de novos corpos de linguagem.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades