FR
Início / Notícias e eventos / Notícias / Emigration and development in the European periphery: Portugal’s case
Emigration and development in the European periphery: Portugal’s case
Capítulo da autoria do coordenador científico do Observatório da Emigração (OEm), e da investigadora Ana Filipa Cândido, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), focado no caso português no que respeita a emigração e desenvolvimento na periferia europeia. +

"Nos estudos sobre a relação entre migrações e desenvolvimento tende a assumir-se uma sobreposição entre a distinção país de origem, país de destino das migrações, por um lado, e país em desenvolvimento, país desenvolvido, por outro. Não é por isso direta a transposição desses estudos para a análise dos impactos da emigração em países de origem desenvolvidos. Tomando como exemplo o caso de Portugal, país desenvolvido de emigração, discutem-se, neste artigo, as condições e limites dessa transposição."

Autores  Rui Pena Pires e Ana Filipa Cândido
Editor  
Universidade Autónoma de Lisboa
Data 
2019
Páginas 
19
ISBN  
978-989-8191-94-6
DOI 
10.26619/978-989-8191-95-3
Palavras-chave  
Migrações e desenvolvimento, remessas, fuga de cérebros, migrações e demografia, Portugal, emigração portuguesa.
Como citar   
Pires, R.P., & Cândido, A. F. (2019), Emigration and development in the European periphery: Portugal’s case. In C. Urbano de Sousa (Coord.), The relevance of migration for the 2030 Agenda for Sustainable Development: The Global Compact for Safe, Orderly and Regular Migration (pp. 71–89). Lisboa: Universidade Autónoma de Lisboa.

 

Este estudo insere-se no livro organizado por Constança Urbano de Sousa intitulado The relevance of migration for the 2030 Agenda for Sustainable Development: The Global Compact for Safe, Orderly and Regular Migration.
Capítulo completo, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios