FR
Início / Entrevistas / E‐H
E‐H
Entrevista com Thomas Faist
Thomas Faist (PhD, New School for Social Research) é professor de Sociologia Transnacional, Migrações e Desenvolvimento na Universidade de Bielefeld na Alemanha. Dirige o Centro sobre Migração, Cidadania e Desenvolvimento (COMCAD). Thomas Faist tem contribuído para os debates sobre cidadania, transnacionalismo, migração e política social em curso na Europa e fora dela. É autor e co-autor de numerosos livros, incluindo The Transnationalized Social Question: Migration and the Politics of Social Inequalities in the Twenty-First Century (2019), Disentangling Migration and Climate Change (2016), Transnational Migration (2013), assim como Citizenship: Discourse, Theory and Transnational Prospects (2007), e Dual Citizenship in Europe (2007). Thomas Faist é membro da North Rhine-Westphalian Academy of Sciences, Humanities and the Arts.
Entrevista com Duval Fernandes
Duval Fernandes possui uma graduação em Ciências Econômicas (1975), mestrado em Economia (1977) e doutoramento em Demografia (1996) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez um pós-doutoramento no Instituto Universitário de Investigación Ortega Y Gasset da Universidad Complutense de Madrid. É professor visitante na Universidade Peruana Cayetano Heredia, Lima, investigador do Socius, do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, e professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no Programa de Pós-Graduação em Geografia e no Departamento de Economia. Tem experiência na área de Demografia, com ênfase em mortalidade e migrações internacionais.
Entrevista com Sónia Ferreira
Sónia Ferreira é investigadora integrada do CRIA onde co-coordena o Grupo de Investigação "Circulação e Produção de Lugares" e “membre associé” da Unité de Recherche Migrations et Société (Univ. de Paris) onde co-coordena o "Groupe de travail Migrations dans les mondes lusophones: identités, altérités et circulations". Atualmente é investigadora contratada do CRIA-NOVA FCSH com o projecto “(Re)Contar o império: narrativas pós-coloniais e produção mediática na “diáspora” portuguesa e cabo-verdiana” e professora auxiliar convidada do departamento de antropologia da NOVA-FCSH. Desde 2019 coordena o projecto europeu "#ECOS. Exílios, contrariar o silêncio: memórias, objectos e narrativas de tempos incertos".
Entrevista com Fernando Figueirinhas
Diplomata de carreira, com licenciatura em história, Fernando Figueirinhas foi cônsul-geral em Londres.
Entrevista com Giuseppe Formato
Giuseppe Formato é Senior Lecturer na Lesley University (EUA), onde ensina português, italiano e cinema. Em 2018, obteve o PhD em Educational Studies: Adult Learning and Development com uma tese sobre The Impact of Language Variety and Motivation on Language Acquisition in Adult Heritage Learners of Portuguese. Foi bolseiro do Instituto Camões junto do Consulado Geral de Portugal em Boston onde trabalhou em projetos de disseminação da língua portuguesa. É ainda investigador visitante no CIES-Iscte onde se encontra a desenvolver um projeto de investigação pós-doc sobre Heritage Learners’ Portuguese. An exploration of Language Attitudes in the Portuguese-Speaking Diaspora of Southeastern New England.
Entrevista com Alan Gamlen
Alan Gamlen é um especialista em migrações. É Professor Associado de Geografia na Universidade de Monash, em Melbourne, e Investigador Associado no Centro de Migração, Política e Sociedade da Universidade de Oxford. Já ocupou cargos anteriores na Universidade de Stanford, no instituto Max Planck, na Alemanha, e no Centro Japonês de Estudos Regionais. Foi diretor do Centro de Investigação sobre População e Migração da Austrália. Alan Gamlen é autor de Human Geopolitics: States, Emigrants and the Rise of Diaspora Institutions (Oxford University Press, 2019), livro vencedor do Distinguished Book Award for Best Book on Ethnicity and Migration, da International Studies Association. É doutorado em Geografia pela Universidade de Oxford, onde estudou como bolseiro Top Achiever da Nova Zelândia.
Entrevista com Andrew Geddes
Andrew Geddes é professor de Estudos Migratórios e o diretor do Migration Policy Centre. Durante a sua carreira, liderou e participou numa série de grandes projetos sobre aspetos da migração internacional colaborando com parceiros académicos e não académicos. Durante o período de 2014-19, foi-lhe concedida uma Bolsa de Investigador Avançado pelo Conselho Europeu de Investigação para um projeto sobre os fatores impulsionadores da governação das migrações globais. Publicou vários textos sobre migração global, sobretudo sobre elaboração de políticas e políticas de migração e sobre cooperação e integração regionais. Publicações recentes incluem The Politics of Migration and Immigration in Europe, The Dynamics of Regional Migration Governance e A Rising Tide? The Salience of Immigration and the Rise of Anti-Immigration Political Parties in Western Europe.
Entrevista com Pamila Gupta
Pamila Gupta é doutorada em antropologia pela Universidade de Columbia, EUA. O seu percurso académico incluiu, ao nível de mestrados e licenciaturas, os domínios da antropologia, história, relações internacionais e economia, sempre em universidades norte-americanas. Mudou-se para a África do Sul e actualmente é professora no departamento de antropologia da Universidade de Witwatersrand, e investigadora de pós-doutoramento no Wiser, Wits Institute for Social and Economic Research, na mesma universidade. +
Entrevista com Miriam Halpern Pereira
Miriam Halpern Pereira, Professora Catedrática Emérita de História no ISCTE-IUL, doutorada em História pela Sorbonne, foi ainda diretora e fundadora do Centro de Estudos em História Social Contemporânea. O tema da emigração portuguesa tem sido recorrente no seu percurso de investigação. De entre as suas publicações neste domínio destaca-se o livro A Política Portuguesa de Emigração (1850-1930). Em sua homenagem, foi publicado, em 2009, o livro Desenvolvimento Económico e Mudança Social. Portugal nos Últimos Dois Séculos, organizado por José Vicente Serrão, Magda Avelar Pinheiro e Maria de Fátima Sá e Melo Ferreira.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades