Início / Notícias / Eventos
Eventos
Realiza-se, dia 8 de abril, a conferência “As porteiras portuguesas e luso-descendentes em Paris: trajetórias e etnicidade”, com Dominique Vidal (URMIS/Univ. Paris), seguida de debate com Ana Saraiva (CRIA). Organizada pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia, a sessão tem lugar na sala C1.03, do edifício II do Iscte, entre as 16h00 e as 18h00.
Realiza-se, dia 18 de abril, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, a partir das 17h30, o programa “Isto não é assim tão simples”, que tem como convidado o geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas. Neste encontro, é apresentado e debatido o novo livro do escritor, onde se destroem muitos mitos que rodeiam as migrações, com base em estatísticas e factos incontroversos.
Realizam-se, dia 8 de novembro, das 9h00 às 17h00, as jornadas “Memória futura: arquivos na comunidade”, com especial enfoque na temática da emigração portuguesa. Organizadas pela Rede de Arquivos da região de Leiria, e pela comunidade intermunicipal da região de Leiria, estas jornadas irão decorrer na Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande, e irão contar com a participação da investigadora Inês Vidigal, do Observatório da Emigração, na sessão inaugural.
Realiza-se, dia 4 de novembro, a conferência “Intenções de regressos da nova migração portuguesa para a Suíça. Desafios e oportunidades”, em formato híbrido, organizada pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, pelo Instituto Politécnico de Leiria e pela Haute École Spécialisée de Suisse occidentale.
Dia 19 de outubro realiza-se o seminário “The urban experiences of international students. Perspectives from Turkey and Portugal”, em formato híbrido.
No próximo dia 21 de dezembro, irá realizar-se no Palácio das Necessidades, a apresentação pública do Relatório da Emigração 2020, a partir das 16h00, que será transmitida online através das redes sociais do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Vai realizar-se, no dia 22 de outubro, a conferência final do projeto Experiências e Expectativas dos Novos Emigrantes Portugueses: reintegração e mobilidades. A conferência irá realizar-se em modo presencial no Aud. B203. Ed II, do Iscte, entre as 09h30 e as 18h00.
Dia 5 de fevereiro, às 14h00, vai realizar-se um webinar focado no futuro das migrações sob a presidência portuguesa da União Europeia, organizado pelo Migration Policy Centre. Este webinar contará com a presença de Monique Pariat da Comissão Europeia, Ulrich Weinbrenner do Ministério Federal do Interior, Edifício, e Comunidade da República Federal da Alemanha, Cláudia Pereira, secretária de estado para a Integração e as Migrações de Portugal, e de Hanne Beirens, do MPI Europe.
Dia 24 de junho, às 14h00, vai realizar-se um webinar focado nos efeitos do desenvolvimento económico nas migrações internacionais, organizado pelo Migration Policy Centre. Este webinar contará com a presença de Claas Schneiderheinze, do Kiel Institute for the World Economy, Linda Oucho, do African Migration and Development Policy Centre (AMADPOC), e de Mauro Lanati, do MPC, RSCAS, EUI.
Vai realizar-se, no dia 22 de outubro, a conferência final do projeto Experiências e expectativas dos novos emigrantes portugueses. Reintegração e mobilidades. A conferência irá realizar-se em modo presencial no Aud. B203. Ed II, do Iscte, entre as 09h30 e as 18h00.
Dia 3 de junho, às 16h00, vai-se realizar o webinar “Migrações internacionais e comunidades migrantes. Impactos da covid-19”, inserida na série de webinars covid-19: (Cons)Ciência Geográfica, promovida pelo Centro de Estudos Geográficos. O painel será constituído por Marta Bronzin, Sónia Pereira, João Peixoto e Juliana Iorio, e terá como moderadora Maria Lucinda Fonseca.
Dia 20 de maio, às 14h00, vai-se realizar um webinar para assinalar a publicação da segunda edição do livro Migração e mobilidade na união europeia, da co-autoria de Andrew Geddes, Leila Hadj Abdou e Leiza Brumat. Este webinar irá analisar a forma como as experiências passadas e atuais da governação da migração para, da e dentro da UE – nas suas várias formas – podem fornecer um guia para os dilemas e desafios futuros que decorrem da atual crise da covid-19.
Dia 6 de maio, às 15h00, vai-se realizar um webinar sobre os efeitos da covid-19 nas migrações e na mobilidade, organizado pelo Migration Policy Centre, e o o Global Citizenship Observatory, (GlobalCit). Neste webinar, divido por três painéis, serão discutidas questões sobre o impacto da covid-19 na cidadania, na mobilidade em África e os efeitos e respostas políticas ao covid-19 na América do Sul.
Dia 24 de março, às 15h30, realiza-se o webinar sobre migrações e o coronavírus, organizado pelo Migration Policy Institute e o Zolberg Institute on Migration and Mobility. Será discutido o estado da situação em todo o mundo, onde os especialistas irão comparar a resposta atual (e a retórica) com o que foi visto durante as grandes crises anteriores de saúde pública nos Estados Unidos e internacionalmente, e discutir como isso pode afetar a mobilidade futura e a cooperação internacional em questões como a proteção humanitária.
No próximo dia 04 de março, irá realizar-se, a partir das 14h30, o quarto workshop do ciclo “Migrações e regressos forçados”. Este quarto workshop é composto por duas comunicações das investigadoras Magdalena Lopez, CEI-Iscte, e Yvette Santos, IHC-NOVA FCSH, e pelos comentários de Nuno Domingos, ICS-ULisboa, e Morgane Delaunay, Université Rennes 2 e Iscte.
No próximo dia 27 de janeiro, irá realizar-se, a partir das 18h30, na sala C2.05, no Edifício II do ISCTE-IUL, o seminário colaborativo de sociologia do direito e da violência, onde será discutido o texto “Not citizens, not real people. The Italian way of governing immigration through the criminal justice system”. O texto será apresentado pelo autor, o Professor da Universidade de Turim, Giovanni Torrente, e comentado pelo Professor do ISCTE e investigador do CIES, António Pedro Dores.
Nos próximos dias 16 e 17 de janeiro realiza-se a apresentação do livro Corpos resistentes. Imigração, racismo e trabalho agrícola nos EUA de Seth Holmes. A sessão de apresentação no dia 16 de janeiro realiza-se no auditório da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, a partir das 18h30, e conta com a apresentação do autor e introdução de João Queirós. No dia 17 de janeiro a mesma irá realizar-se na Sala Polivalente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a partir das 17h00, onde o autor apresenta o seu livro, seguindo-se uma sessão de debate com a presença de Cristiana Bastos, Jorge Malheiros, Sónia Pereira e Catarina Barata.
No próximo dia 23 de janeiro, irá realizar-se, a partir das 18h00, no Auditório Caiano Pereira, no Edifício Sedas Nunes do ISCTE-IUL, a conferência “Shifting claims on mobility in times of turbulence. The politicization of migration during the oil and subprime crises in Switzerland”. Esta conferência, inserida no Ciclo Internacional de Conferências Doutorais em ESPP, contará com a presença do Professor Gianni D'Amato da Universidade de Nêuchatel enquanto orador, e com os comentários do Professor José Carlos Pereira, Professor no Instituto Politécnico de Leiria e investigador no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.IPLeiria).
No próximo dia 04 de dezembro, irá realizar-se, a partir das 14h30, o terceiro workshop do ciclo "Emigração e regresso em Portugal". O tema deste terceiro workshop irá focar-se na territorialidade urbano-rural e espaços de regresso, e será composto por uma comunicação realizada pelo doutorando e investigador João Baía, e dois comentários que serão realizados pelo Professor Jorge Malheiros e pela Professora Amandine Desille, do IGOT.
No próximo dia 06 de novembro, irá realizar-se o segundo workshop do ciclo "Emigração e regresso em Portugal" que se irá focar nas políticas de emigração e regresso. Esta mesa redonda contará com a participação da investigadora Filipa Pinho, do Diretor Executivo do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante/Programa Regressar, Joaquim Moura, da Diretora de Serviços de Orientação e Colocação, Departamento de Emprego/IEFP, I.P, Luísa Paula Bastos, e do Diretor Regional do Porto/Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, Jorge Oliveira.
No próximo dia 28 de setembro, irá realizar-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Santarém, a sessão de apresentação do livro “Mala da Partilha – Histórias de Vida”, entre as 14H00 e as 16H00. Nesta conferência irão estar presentes o Senhor D. José Traquina, Bispo da Diocese de Santarém, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Dr. Ricardo Gonçalves Ribeiro Gonçalves, a presidente da Cáritas Diocesana de Santarém, Dra. Túlia Sá Correia, o presidente da Cáritas Portuguesa, Dr. Eugénio Fonseca, a diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações, Dra. Eugénia Quaresma, e o coordenador da Editorial Cáritas, Engº António Raposo.
No próximo dia 18 de setembro, irá realizar-se no Auditório Afonso de Barros do ISCTE-IUL, no âmbito dos Encontros de Estudos sobre a China, a conferência “Atrair os fluxos da fortuna: rituais, consumo e reciprocidade na migração chinesa”, a partir das 15h00. A conferência irá contar com a presença da Professora Irene Rodrigues do Instituto do Oriente, do ICSCP-UL, e com a moderação da Professora Sofia Gaspar, do CIES-IUL.
No próximo dia 22 de julho, realiza-se, na Biblioteca da da Imprensa Nacional, o lançamento do livro escrito por José Luís Carneiro, intitulado Valorizar os portugueses no mundo: por uma visão estratégica partilhada 2015–2019, às 16h00. A apresentação será realizada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
No próximo dia 4 de junho, irá realizar-se no Auditório Silva Leal do ISCTE-IUL, a conferência “Diversidade cultural e Migrações: desafios e oportunidades”, a partir das 14h00. A conferência irá contar com a presença de diversos investigadores nacionais e internacionais onde serão abordados temas como os fluxos migratórios regionais, as mulheres em movimento, e a diversidade cultural no contexto espanhol.
A Cáritas Portuguesa convida V. Exa. a participar no lançamento do Estudo Nacional “CASA COMUM | Avançar nas práticas. Rumo à inclusão e coesão social”, a realizar-se no dia 16 de maio, pelas 15h00, no Auditório do Museu Nacional de Etnologia, Av. da Ilha da Madeira 33, 1400-203 Lisboa.
No próximo dia 11 de maio, irá realizar-se no Centro de Eventos do Boott Cotton Mills Museum, 115 John Street, Lowell MA, uma palestra com cinco portuguesas intitulada por “Growing Up Up Portuguese in Lowell as a Descendant of the Second Wave of Immigration (1959-1983)”, das 10h00 às 15h30. Os eventos do dia começam com uma palestra sobre a história dos portugueses em Lowell pelo Prof. Robert Forrant, Professor de História Distinta na UMass Lowell, e terminam com um concerto da Banda Marchadora do Espírito Santo de Lowell no Board House Park às 15h00.
Realiza-se no Auditório 1 da Universidade Autónoma de Lisboa, no próximo dia 8 de maio pelas 18h30, a apresentação do livro The relevance of migration for the 2030 Agenda for Sustainable Development: The Global Compact for Safe, Orderly and Regular Migration editada por Constança Urbano de Sousa.
No próximo dia 3 de abril, irá realizar-se no Auditório B2.03, no edifício II do ISCTE-IUL, a conferência “The enduring migration crisis in Greece: “Curing the Limbo” A project towards refugee integration in the city of Athens”, a partir das 18h00. Inserida no colóquio de conferências do doutoramento em sociologia, esta conferência contará com a presença da professora Thalia Dragona da Universidade de Atenas.
No próximo dia 27 de março, irá realizar-se no Auditório 1, Torre B, da Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, o seminário internacional “Novas Migrações”, a partir das 14h00. Divido em três painéis, serão abordadas questões relacionadas tanto com as migrações internacionais, como a apresentação de um retrato da emigração portuguesa, que será apresentado pela professora e coordenadora executiva, Cláudia Pereira.
No próximo dia 27 de fevereiro, irão realizar-se, no auditório JJ Laginha (1NE03), Edif. I, do ISCTE-IUL, as 2as Jornadas de Sociologia com o tema “Os Desafios Demográficos e as Disparidades Regionais”, a partir das 09h30. O programa está dividido em três painéis, sendo que o painel referente às migrações "Migrações: uma resposta aos desafios demográficos?" contará com a presença da investigadora associada ao centro de investigação e de intervenção social do Instituto Universitário de Lisboa, Daniela Craveiro, da diretora científica do Observatório das Migrações, Catarina Reis de Oliveira, e do coordenador científico do Observatório da Emigração, Rui Pena Pires.
No próximo dia 22 de fevereiro, irá realizar-se no Palácio Ceia, da Universidade Aberta, o seminário “Integração de refugiados em Portugal: o papel e práticas das instituições de acolhimento”, a partir das 10h00, no qual serão apresentados alguns dos resultados recolhidos na investigação feita sobre o processo de recolocação de refugiados.
No próximo dia 22 de fevereiro, irá realizar-se no Auditório Mário Murteira, no edifício Sedas Nunes do ISCTE-IUL, o seminário internacional “Diversidades e migrações na cidade empreendedora”, a partir das 10h30. O seminário contará com a presença de vários investigadores e especialistas da área das migrações e contará com a presença, na sessão de encerramento, do diretor do CIES-IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa), João Sebastião, do diretor do CIAUD-FAUL (Centro de investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa), Fernando Moreira da Silva, com o diretor do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia), José Mapril, e com o Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado.
No próximo dia 23 de novembro, irá realizar-se na Salle Laplanche, no 5º andar do edifício Olympe de Gouges (Universidade Paris Diderot), a conferência “Immigration portugaise en France: penser les impensés”, a partir das 09h30. Esta conferência é organizada pelo Grupo de Investigação "Migração Lusófona" (URMIS), Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com o Instituto Camões / Embaixada de Portugal, e contará com a presença de vários investigadores da área das migraçções.
No próximo dia 9 de novembro, irá realizar-se no Instituto de Ciências Sociais, na sala Polivalente, o seminário “Negotiating Distance after Migration – Sending and Carrying Things Across Borders”, às 10h30. O seminário será realizado pela Professora Kathy Burrell da Universidade de Liverpool.
No próximo dia 30 de outubro, irá realizar-se na Sociedade de Geografia de Lisboa, no auditório Adriano Moreira, a conferência “Políticas da diáspora: jornadas de reflexão”, a partir das 10h00. A sessão de abertura será realizada pelo Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa, Luís Aires-Barros, e pela investigadora no Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH) e membro da Comissão de Migrações-SGL, Yvette Santos. A conferência teminará com a apresentação do livro Le passage clandestin des Portugais par la frontière du Pays basque, de Rosa Arburua Goienetxe, por Manuel Dias, do Comité Sousa Mendes, e Marta Silva, do Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa.
No próximo dia 18 de outubro, irá ter lugar na sala do Refeitório dos Monges, na Assembleia da República, a conferência “Prevençção, Identificação e Combate ao Tráfico de Seres Humanos”, a partir das 9h30. O cartaz contará com a prticipação de diversos experts da área e terá como moderador Vasco Becker-Weinberg.
No próximo dia 12 de outubro, irá ter lugar no Aud. Afonso de Barros, Ala Autónoma, ISCTE-IUL, o seminário internacional “Migration and labor exploitation of the Nepalese in agriculture in Portugal”, a partir da 9h00. O cartaz contará com a presença de diversos investigadores da área das migrações e terá como keynote speaker a Professora Jacquelyn Meshelemiah.
Realiza-se na Universidade Autónoma de Lisboa, no 1 de outubro, a partir das 09h00. Programa do evento aqui.
No dia 13 de setembro pelas 18h30, no Centro de Acolhimento para Refugiados na Bobadela, Loures, irá ter lugar um “Encontro com os Cidadãos” dedicado ao tema “Desafios da política europeia de migrações”.
Irá ter lugar, na próxima quarta-feira, dia 25 de julho, na sala C3.02 do ISCTE-IUL, o workshop de pesquisa Human trafficking Policies, norms and discourse at the Euro-Asian borders. O workshop terá início às 13h30 e contará com a presença de dois oradores do CIES-IUL.
Irá ter lugar, na próxima sexta-feira, dia 29 de junho, no Grande Auditório do ISCTE-IUL o simpósium internacional Health welfare in the age of superdiversity. O simpósio terá a duração de um dia, com início às 9h00, e contará com a participação de investigadores de diversas áreas.
A 6ª edição da Migration conference terá lugar em Lisboa, de 26 a 28 de junho de 2018. A conferência é um fórum de discussão onde especialistas, jovens investigadores e estudantes, profissionais e decisores políticos que trabalham no campo das migrações são encorajados a partilhar conhecimentos e experiências.
No próximo dia 23 de abril irá realizar-se, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em Lisboa, o Colóquio “Pertenças, objetos e migrações: etnografias sobre o Brasil contemporâneo”. Com esta discussão pretende-se olhar e discutir esta realidade procurando um enfoque múltiplo acentuando trânsitos e trajectos diversos, unidirecionais, bidirecionais, internos ou transnacionais.
Nos próximos dias 23 e 24 de julho irá realizar-se, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o colóquio internacional Histórias, Memórias e Novas Narrativas da/na Emigração. O colóquio, promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com o apoio do Center for Portuguese Studies da Universidade de Berkeley (Califórnia), Departamento de Estudos Portugueses e Espanhóis da Universidade de Rutgers (Newark), CRILUS da Universidade de Paris-Nanterre e do Museu da Pessoa (São Paulo), visa aprofundar o conhecimento sobre formas criativas de expressão da identidade portuguesa em comunidades da diáspora.
Realiza-se no Auditório III da Universidade Aberta, no 22 de março, a partir das 15h00, o Seminário “A emigração portuguesa no século XXI: continuidades e originalidades”, apresentado pelo Professor Rui Pena Pires, inserida no Mestrado em Relações Interculturais[MRI] e GIMigrações e Diversidades Culturais|CEMRI.
Realiza-se na Faculdade de Letras, da Universidade de Genève, no próximo dia 11 de dezembro, a Conferência “Identité Portugaise et rapport à l'autre”, apresentada pelo Professor e investigador Onésimo Teotónio Almeida.
Realiza-se na sala de Conferências do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT‐ULisboa), no 6 de dezembro, a partir das 14h00, o Encontro Outlook 2017 com o tema “Emigração e Imigração em Portugal - Análise da conjuntura 2016/2017. A posição de Portugal no Migration Outlook da OCDE - 2017”. Em nome do Observatório da Emigração intervirão Rui Pena Pires e Cláudia Pereira.
Durante esta semana, no âmbito do Lisbon Sintra film Festival, será possível ver oito filmes de José Vieira, feitos entre 2002 e 2016, sobre a emigração. Nestes filmes registam-se testemunhos de portugueses que emigraram para França, uns de forma clandestina durante o Estado Novo, outros que viveram em bairros de lata e ainda os que regressaram às aldeias onde nasceram.
Realiza-se na Faculdade de Letras, da Universidade de Genève, no próximo dia 27 de novembro, a Conferência “Nouvelle Émigration et Société Portugaise: continuités et ruptures”, apresentada pelo Professor e investigador João Peixoto.
Realiza-se na Faculdade de Direito, da Universidade Nova de Lisboa, no próximo dia 27 e 28 de novembro, a partir das 9h00, o Congresso internacional “Migração, Cidadania, Direitos Humanos”. No primeiro dia serão debatidas questões com base no tema “Migration is a Human Right issue”, enquanto no segundo serão abordadas questões relacionadas com a temática “Ser português, tornar-se português: nacionalidade e cidadania no início do séc. XXI”.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades