FR
Início / Notícias / Eventos
Desafios da política europeia de migrações
No dia 13 de setembro pelas 18h30, no Centro de Acolhimento para Refugiados na Bobadela, Loures, irá ter lugar um “Encontro com os Cidadãos” dedicado ao tema “Desafios da política europeia de migrações”.

A sessão contará com a participação da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, do Diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Carlos Alberto Matos Moreira, e do Adjunto do Alto-comissário para as Migrações, Vasco Malta. A moderação será feita pela jornalista Catarina Fernandes Martins.

Os “Encontros com os Cidadãos” pretendem dar aos cidadãos europeus a oportunidade de expressar as suas preocupações e expectativas quanto ao futuro da União Europeia (UE). Através desta iniciativa, pretende-se estimular o debate europeu, envolver todos os cidadãos e particularmente os mais desligados da política europeia, e proceder a um esclarecimento da população tendo em conta as eleições europeias previstas para Maio de 2019.

Os cidadãos portugueses são assim convidados a participar nesta iniciativa através de duas plataformas principais: (1) o preenchimento de uma consulta aos cidadãos sobre o futuro da UE disponível no website da Comissão Europeia; (2) e a participação em debates públicos organizados por autoridades nacionais e parceiros da sociedade civil por todo o território nacional.

Esta consulta pública, a maior alguma vez organizada simultaneamente nos 27 Estados-Membros sobre o futuro da UE, decorrerá entre a partir de Abril até Outubro de 2018. Os resultados da consulta portuguesa serão depois compilados num relatório nacional com que virá integrar um relatório europeu da iniciativa a apresentar ao Conselho Europeu de Dezembro. O relatório final será apresentado na Cimeira de Sibiu, em Maio de 2019.

 

Mais informações sobre o evento aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades