da publicação: A publicação explora o conceito de catálogo como elemento compósito, documental e classificatório das coisas em análise: objectos que circulam actualmente nas malas de portugueses em trânsito entre Portugal e o Brasil / souvenirs fotográficos na trama de correspondência entre os dois países até inícios da década de 1970. A publicação lançada no dia 6 de Outubro de 2016 reflecte um processo de acumulação de materiais a ser concluído em Dezembro de 2017. Qual fichário em aberto, prevê o encarte de textos adicionais e a integração contínua de novos itens em fichas catalográficas.
da instalação: Na instalação presente de 6 a 8 de Outubro na #8 Monográfica, reúnem-se objectos pessoais trazidos de Portugal para o Brasil, diários de campo, diapositivos, narrativas e impressões fotográficas. Partindo do caos das coisas no seu contexto de pesquisa, testamos um desdobramento das imagens e um deslocamento dos objectos para dar a ver o potencial luminoso e solitário do fragmento: fragmento-imagem, fragmento-testemunho, fragmento-objecto.
Ana Gandum (FCSH-UNL – Doutoramento em Estudos Artísticos ; ECO – UFRJ) e Daniela Rodrigues (CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia – Doutoramento em Políticas e Imagens da Cultura e da Museologia; Núcleo de Estudos Ritual, Etnografia e Sociabilidades Urbanas, IFICS-UFRJ) com grupo de pesquisa Tradução e Arquitetura (Adriano Mattos, Ana Cecília Souza, André Victor, Jessica de Castro, Pedro Mameluque e Rita Davis)