|
Malheiros, Jorge
Jorge Malheiros é geógrafo, investigador no Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT, UL), onde também é professor associado, lecionando disciplinas no domínio da teoria e metodologias da geografia, da geografia social, das migrações e da geopolítica. Para além doutras funções em termos institucionais, Jorge Malheiros é correspondente português da OCDE. Nesta entrevista, o investigador fala-nos da sua trajetória pessoal e académica, dando especial relevo ao trabalho desenvolvido na área das migrações internacionais e da segregação social e espacial. Aborda ainda a sua colaboração no projeto REMIGR sobre a emigração portuguesa.
Marques, José Carlos
José Carlos Marques é professor na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e investigador no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria). Os seus interesses de investigação incidem sobre a emigração contemporânea portuguesa, as políticas migratórias, os fluxos imigratórios portugueses, a migração altamente qualificada e a inserção dos imigrantes na sociedade portuguesa.
Matos, Izilda
Izilda Matos é doutorada em história, sendo a imigração portuguesa no Brasil o tema central das suas pesquisas, nas quais se têm articulado perspectivas de género, políticas, económicas e antropológicas. É atualmente professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Brasil.
McNeil, Rob
Rob McNeil é investigador do Centre on Migration, Policy and Society (COMPAS), da Universidade de Oxford. Foi membro da equipa fundadora do Migration Observatory, em 2011, e é, atualmente, diretor adjunto e diretor de comunicações deste observatório, sendo responsável pela estratégia de relações públicas, divulgação parlamentar e comunitária e trabalho com notícias e comentários. Os seus interesses incidem, entre outros, sobre a relação entre as migrações e os meios de comunicação social, os ambientes sociais dos quais emergem notícias e narrativas sobre migração e migrantes, a forma como o debate mediático afeta as decisões políticas migratórias.
Meshelemiah, Jacquelyn
Jacquelyn C. A. Meshelemiah é professora de serviço social na Universidade Estadual de Ohio, EUA. É autora e coautora de inúmeras publicações, tais como Human sex trafficking e Human rights perspectives in social work education and practice. Os seus principais interesses de pesquisa incidem sobres a justiça social, direitos humanos e trabalho antitráfico. Desenvolve análise comparativa de tráfico de seres humanos na Etiópia, Gana, Uganda, Inglaterra, México, Canadá, Costa Rica e EUA.
Moniz, Miguel
Miguel Moniz é doutorado em antropologia pela Universidade de Brown, EUA e tem formação anterior em literatura e antropologia. Como interesses de investigação tem-se dedicado à emigração e identidade racial dos portugueses nos EUA, rituais religiosos dos emigrantes açorianos, portugueses deportados, retorno dos emigrantes e transnacionalismo, entre outros. Atualmente é investigador do CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia.
Monteiro, Paulo Filipe
Paulo Filipe Monteiro é licenciado em sociologia, pelo Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, onde ensina drama, cinema e ficção. Ainda estudante, nos anos 1980, como projeto de fim de curso, iniciou o estudo da emigração das aldeias da serra da Lousã para os EUA. Continuou, mais tarde, a investigação sobre emigrantes portugueses, então a partir do destino, no Connecticut, EUA. Deste percurso surgiu o livro Emigração. O eterno mito do retorno, bem como outras publicações, entre as quais, Luso-Americanos no Connecticut. Questões de etnicidade e de comunidade.
Moura, Fernando
Fernando Moura é doutorado em ciências da linguagem e da comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e licenciado em ciências da comunicação social pela Universidade Nacional de Buenos Aires. A sua tese, com o título “Construção da identidade de uma comunidade imigrante portuguesa na Argentina (Escobar) e a comunicação social”, serviu de mote à presente entrevista.
Padilla, Beatriz
Beatriz Padilla é investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa. O seu percurso académico iniciou-se na Argentina, com a licenciatura em ciências políticas e ddministração pública na Universidade Nacional de Cuyo, Argentina, passando depois pelos Estados Unidos da América, onde se doutorou em sociologia pela Universidade de Illinois em 2001.
Peixoto, João
João Peixoto é sociólogo e professor catedrático no ISEG, Universidade de Lisboa. Investigador no Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS/CSG), os seus domínios de pesquisa e de docência são as migrações internacionais, demografia e sociologia económica. Nesta entrevista, João Peixoto fala-nos do modo como o estudo da emigração portuguesa acompanhou todo o seu percurso académico. De maneira pormenorizada dá-nos conta das origens, realização e concretização do projeto REMIGR, que resultou no livro, publicado em abril de 2016 e no qual foi coorganizador Regresso ao Futuro. A Nova Emigração e a Sociedade Portuguesa.
Pereira, Cláudia
Cláudia Pereira é professora no Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), e coordenadora executiva do Observatório da Emigração. Em 2012, iniciou um projeto de pós-doutoramento em sociologia, sobre a relação entre a crise financeira e a emigração portuguesa qualificada para Londres, em particular, os enfermeiros. Foi secretária de estado para a integração e as migrações entre 2019 e 2022. Os seus interesses de investigação incluem a emigração e imigração, tráfico laboral e migrações qualificadas. Entre outras publicações, coorganizou o livro de acesso aberto New and old routes of Portuguese emigration: uncertain futures at the periphery of Europe.
Pereira, Victor
Victor Pereira é doutorado em história pelo Institut d’Etudes Politiques de Paris. Licenciou-se em história pela Universidade Rouen, França, onde fez também o mestrado. Tem como interesses de investigação a história contemporânea portuguesa e as migrações internacionais, bem como as relações entre o futebol e as migrações. Atualmente é professor auxiliar de história na Université de Pau et des Pays de l'Adour, docente de história portuguesa no século XX no Institut d’Etudes Politiques, de Paris, e membro do conselho de redação da revista Lusotopie.
Pereira, Miriam Halpern
Miriam Halpern Pereira é professora emérita no Iscte, Instituto Universitário de Lisboa. Doutorada em História pela Sorbonne, foi diretora e fundadora do Centro de Estudos em História Social Contemporânea. O tema da emigração portuguesa tem sido recorrente no seu percurso de investigação. De entre as suas publicações neste domínio destaca-se o livro A política portuguesa de emigração (1850-1930). Em sua homenagem, foi publicado, em 2009, o livro Desenvolvimento económico e mudança social. Portugal nos ultimos dois séculos, organizado por José Vicente Serrão, Magda Avelar Pinheiro e Maria de Fátima Sá e Melo Ferreira.
|