FR
O Observatório

Objetivos e atividades

O Observatório da Emigração foi criado em 2008, com base num protocolo entre a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) e o CIES/ISCTE - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). O Observatório iniciou a sua actividade em Janeiro de 2009, com dois objetivos principais:

  • produzir e disponibilizar informação sobre a evolução e as caraterísticas da emigração e das comunidades portuguesas;
  • contribuir para a definição de políticas públicas neste domínio.

O Observatório da Emigração centra a sua actividade, em primeiro lugar, na recolha, análise e disponibilização de indicadores estatísticos e de outra informação documental, de diferentes origens, sobre a emigração e as comunidades portuguesas. Em segundo lugar, o Observatório realiza e promove estudos e sessões de debate público, e facilita e incentiva a realização de teses de mestrado e de doutoramento naqueles domínios.

O Observatório tem como principal instrumento de relação quotidiana com os seus públicos esta página web, regularmente atualizada e progressivamente alargada de modo a cobrir todas as atividades que resultam da realização dos objetivos para que foi criado.

Estrutura

Diretora: Ana Cristina Ribeiro (DGACCP).

Investigadores permanentes: Cláudia Pereira (CIES, ISCTE-IUL), Inês Espírito Santo (CIES, ISCTE-IUL) e Rui Pena Pires (coordenador científico, CIES, ISCTE-IUL).

Investigadores associados: Joana Azevedo (CIES, ISCTE-IUL).

Estagiários: Inês Vidigal (CEG, IGOT, UL).

Conselho Científico: Fernando Luís Machado (CIES, ISCTE-IUL), João Peixoto (Socius, ISEG-UTL), Jorge Malheiros (IGOT-UL), Maria Beatriz Rocha-Trindade (CEMRI, Universidade Aberta), Maria João Vaz (CEHCP, ISCTE-IUL), Rui Pena Pires (CIES, ISCTE-IUL), Ana Cristina Ribeiro (DGACCP, diretora), e Presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas (observador).

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios