FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
Venezuela: Consulado em Caracas cria linha de atendimento para situações de emergência
2009-09-08
O Consulado Geral de Portugal em Caracas criou hoje uma linha telefónica de emergência - 0424 1095341 - para atendimento à comunidade luso-venezuelana em situações de violência, detenção policial, acidente grave, roubo ou perda de documentos.

Num comunicado a que a Agência Lusa teve acesso, o Consulado explica que, "no âmbito da dinamização e modernização dos serviços consulares com o objectivo de prestar um melhor atendimento à comunidade portuguesa radicada na sua área de jurisdição, bem como aos cidadãos portugueses em visita, passou a disponibilizar um número de emergência consular - 0424 1095341".

Adianta que o número telefónico de emergência funcionará "após o encerramento do horário de expediente deste Posto consular e que funcionará entre as 13h30 e as 7h30 horas locais".

"O novo número, já operacional, destina-se exclusivamente a reportar e obter apoio consular em situações de emergência consular, designadamente casos em que o cidadão nacional foi vítima de actos de violência, detenção pela polícia, acidente grave ou sofreu roubo ou perda de documentação no momento de viajar".

Segundo o comunicado, "os utentes não devem recorrer a esta nova linha para obter informações sobre requisitos dos actos consulares, apurar o estado dos pedidos pendentes, nomeadamente vistos, ou solicitar a marcação prévia de actos consulares".

Para este efeito devem continuar a utilizar os números habituais do Consulado-Geral de Portugal em Caracas ou o endereço de correio electrónico: mail@caracas.dgaccp.pt, refere o documento.

Segundo dados oficiais na Venezuela, existem aproximadamente 600 mil portugueses e luso-descendentes. No entanto, segundo a própria comunidade, o número de emigrantes radicados no país deverá rondar os 1,5 milhões.

Existem duas circunscrições consulares nas cidades de Caracas (Distrito Capital) e Valência (Estado de Carabobo), que coordenam as actividades de vários consulados honorários e deslocações consulares periódicas em vários estados. Segundo fontes não oficiais, é a primeira vez que um consulado português disponibiliza, na Venezuela, um número telefónico para emergências consulares.

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios