FR
Início / Multimédia / Conferências
Festival de Setembro. Trajetórias da emigração portuguesa. Painel III
Seminário “Trajetórias da emigração portuguesa”, inserido no Festival de Setembro em Ourém, promovido Município de Ourém em parceria com o Observatório da Emigração, realizado a 8 de setembro de 2023, em formato híbrido, com o objetivo de abordar o panorama atual da emigração portuguesa.

Data  8 de setembro de 2023
Duração  02:14:42
Local  Vila medieval de Ourém e Zoom
Organização  Município de Ourém em parceria com o Observatório da Emigração

 

Neste seminário, realizado com o objetivo de abordar o panorama atual da emigração portuguesa, bem como interpelar e refletir sobre as trocas culturais e representações identitárias construídas a partir das trajetórias migratórias, foram apresentadas seis comunicações divididas em três paineis. Aqui poderá assistir ao III painel “Efeitos do regresso dos emigrantes aos locais de origem”, que contou com a apresentação do estudo Lugar de partida, de regresso ou de passagem? Impacto das migrações numa aldeia raiana em Trás-os-Montes, por João Baía, e A representação das/os migrantes no cinema. Conceção de mapas mentais e de anatopias a partir da análise fílmica, por Fátima Velez de Castro, com moderação de Inês Vidigal.

 

Sobre os oradores

João Baía é recém-doutorado em antropologia no âmbito do programa doutoral em migrações da Universidade de Lisboa, com a tese intitulada “Fronteira, (i)mobilidades e redes translocais: Migrações a partir de uma aldeia raiana de Trás-os-Montes”. Trabalhou nos últimos anos sobre relações e práticas transfronteiriças, migrações, redes translocais, memórias periféricas, método biográfico. Participou como assistente de investigação num projeto sobre método biográfico no CIES-Iscte e num projeto sobre emigração irregular portuguesa entre 1957-1974 no IHC-NOVA. Anteriormente, no âmbito do mestrado em antropologia na FCSH-NOVA e da licenciatura em sociologia na FEUC trabalhou sobre movimentos sociais urbanos, políticas de habitação, participação dos moradores, aprendizagem mútua e sobre o projeto SAAL, a partir do estudo de uma Operação SAAL e um bairro em Coimbra. Atualmente é investigador associado do IHC-NOVA e do Observatório da Emigração.

Fátima Velez de Castro é licenciada em geografia (com especialização em ensino), mestre em estudos sobre a Europa, doutora em geografia e pós-doutorada em literatura. Trabalha como professora auxiliar no departamento de geografia e turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde é membro da comissão científica. Também é coordenadora do mestrado em ensino de geografia; investigadora no CEIS20 (membro integrado) e coordenadora do Grupo 2 - Europeísmo, Altanticidade e Mundialização; presidente da RISCOS (Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança). Os seus principais temas de investigação passam pelo ensino da geografia, geografia e riscos sociais e geografia das migrações.

 

Sobre a moderadora

Inês Vidigal é licenciada em geografia pela FLUL, mestre em políticas europeias pelo IGOT-UL e doutoranda em sociologia no Iscte-IUL. É, desde 2014, assistente de investigação no Observatório da Emigração, onde é responsável pelos dados estatísticos no website e sua comunicação para o público em geral.  É a coordenadora editorial das publicações periódicas, OEm Fact Sheets Portuguese Emigration Factbook. É co-autora de várias publicações sobre emigração, entre as quais, o anuário estatístico Emigração Portuguesa. Relatório EstatísticoParticipou em projectos de investigação ligados às migrações no IGOT-UL e no ISCTE-IUL. Trabalhou na Pordata – Base de Dados de Portugal Contemporâneo durante três anos, onde divulgou informação estatística de indicadores sociais e económicos, em acesso livre, para a sociedade civil.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades