FR
Início / Notícias / Multimédia
São as migrações tão importantes como acreditamos?
Hein de Haas desmonta, em 10 episódios, alguns dos preconceitos mais comuns sobre as migrações, e oferece uma compreensão fundamental das realidades que rodeiam o debate atual sobre os migrantes e os movimentos migratórios. Este curso, denominado por Migration 101, é considerado um elemento essencial e de base para todos os interessados na temática das migrações.

Título  Migration 101                                          

Orador  Hein de Haas

Organização  Migration Matters

Mais informações aqui.



Episódio 1
Estamos a viver numa época de migrações sem precedentes?

Mais pessoas do que nunca estão em movimento, certo? Não exactamente. Hein de Haas dá-nos uma perspectiva diferente sobre a história da migração e sobre o que isto significa para o futuro.

 

Episódio 2
Como mudou a migração para a Europa ao longo do tempo?
Parece a alguns que os migrantes chegam à Europa em números cada vez maiores, mas isto está longe da realidade, diz Hein. Ele leva-nos através dos números e da sua relação com o passado.

 

Episódio 3
Quanto é que a desigualdade global impulsiona a migração?

Não é verdade que a maioria das migrações é constituída por pessoas muito pobres que procuram uma vida melhor? Hein explica porque é que uma ligação causal entre a pobreza e a migração é demasiado simplista.

 

Episódio 4
As alterações climáticas conduzirão a maiores fluxos migratórios?

Os receios de migração em massa, induzidos pelo clima, são bem fundamentados? Não, diz Hein. Ele critica a previsão prevalecente de que os refugiados climáticos virão para países mais abastados devido à sua falta de provas.

 

Episódio 5
Em que medida é que a migração muda as sociedades de acolhimento?

Os migrantes têm de facto um impacto nas sociedades que os recebem, mas este impacto não é tão grande como a maioria das pessoas pensa, explica Hein.

 

Episódio 6
Podemos "consertar" os países mais pobres para evitar a emigração de pessoas?

A ajuda externa e os programas de desenvolvimento podem não funcionar da forma que os decisores políticos esperam, partilha Hein. Quanto mais um país se desenvolve, mais alguns podem querer migrar.

 

Episódio 7
A quem permitimos a entrada? Quem é que estamos a tentar manter fora?

As políticas de migração podem parecer mais restritivas, mas a tendência geral diz o contrário, Hein partilha. Ou pelo menos para alguns países.

 

Episódio 8
Quão eficazes são as fronteiras para manter as pessoas fora?

Em todo o mundo, as antigas fronteiras estão a ser repostas ou as fronteiras existentes estão a ser reforçadas. Contudo, os muros e as restrições de vistos não são susceptíveis de ter o efeito pretendido, adverte Hein.

 

Episódio 9
Quer mais ou menos migração? Aqui está o que pensar.

Hein dá-nos alguns pontos a considerar antes de limitar a imigração, tais como o papel do trabalho migrante em sectores importantes como os cuidados de saúde.

 

Episódio 10
As migrações são boas, más, ou normais?

E se o debate em torno da migração pudesse ir além dos pro e con? Hein insta-nos a ver a migração como um fenómeno humano normal.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades