FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
Canadá: Presidente da Câmara de Montreal elogia contributos de cônsul português
2009-08-07
Montreal, Canadá, 07 Ago (Lusa) - O presidente da Câmara de Montreal, Gérald Tremblay, elogiou os contributos do cônsul Carlos Oliveira, em projectos culturais de cariz luso executados naquela cidade canadiana.

Montreal, Canadá, 07 Ago (Lusa) - O presidente da Câmara de Montreal, Gérald Tremblay, elogiou os contributos do cônsul Carlos Oliveira, em projectos culturais de cariz luso executados naquela cidade canadiana.

Num encontro realizado quinta-feira na edilidade, Gérald Tremblay assinalou que a actuação do diplomata português deixa uma "marca que irá perdurar em Montreal", elogiando designadamente as suas intervenções em apoio da concretização do "bairro português", inaugurado no passado dia 25 de Abril, e da criação da primeira cátedra de arte portuguesa na Universidade de Montreal, a qual é dirigida pelo professor português Luís de Moura Sobral.

A audiência de Tremblay representou uma cortesia de despedida ao cônsul português, o qual está em final de mandato, culminando com a assinatura do Livro de Ouro da edilidade.

No encontro estiveram igualmente presentes os três autarcas luso-canadianos em funções na região - Luís Miranda, presidente da câmara de Anjou, e as vereadoras em Montreal Isabel dos Santos e Ana Nunes, respectivamente dos bairros do Plateau Mont-Royal e de Outremont, - assim como a actual conselheira da comunidade portuguesa, Clementina Santos.

A oficialização do bairro luso por parte do município, um desejo de há longa data da comunidade lusa residente, teve por base um projecto coordenado pela vereadora portuguesa na Câmara de Montreal, Isabel dos Santos, o qual acabou por tomar a forma da instalação de uma dúzia de bancos artísticos em granito, onde estão gravadas quer frases célebres da poetas e escritores portugueses num trajecto pela literatura lusa desde o século XIII, bem como pinturas em azulejo de artistas luso-canadianos.

Nestes projectos, Carlos Oliveira agiu com vista a ajudar à procura de apoios para a cátedra e a desbloquear os direitos de autor para a utilização de frases de escritores portugueses no projecto do bairro português.

Tremblay enfatizou, por outro lado, a escolha de Portugal como o país em destaque na edição de 2010 do maior festival de Inverno da cidade, o "Montreal en Lumière" (Montreal Iluminada).

Ser o país vedeta deste festival é uma "ocasião única [de visibilidade]" da gastronomia e da cultura portuguesas, considerou, aproveitando ainda para fazer um convite formal a Carlos Oliveira para regressar à cidade no próximo ano, a fim de assistir ao festival, que decorrerá entre 18 a 28 de Fevereiro.

Num momento de louvor à comunidade portuguesa, Tremblay recordou ainda ter recebido em 2003 um grupo de portugueses, por ocasião dos 50 anos do início da imigração portuguesa no Canadá, os quais assinaram o livro de Ouro camarário.

EF.

Lusa/Fim

Expresso, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios