FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
Governo "atacou" emigrantes lusos
2009-07-29
PCP critica política governamental em relação aos portugueses residentes no estrangeiro e faz balanço da sua actividade parlamentar sobre a matéria

O PCP acusou ontem o Governo de ter desferido, nesta legislatura, "fortes ataques às justas aspirações" dos emigrantes portugueses com medidas como a reestruturação da rede consular.

"Foi um Governo que avançou com a reestruturação da rede consular em vez de aproximar a rede consular dos seus emigrantes. Afastou-a, fechou-a, não tendo em conta os aumentos dos fluxos migratórios que estão a ocorrer neste momento o que é absolutamente injusto e imoral", disse o deputado do PCP Jorge Machado.

O deputado falava frente à estátua de homenagem aos emigrantes portugueses, na estação ferroviária de Santa Apolónia, em Lisboa. Jorge Machado recordou o trabalho do partido nas propostas de reforço de verbas no Orçamento de Estado, os projectos legislativos apresentados, e as mais de 70 perguntas dirigidas ao Governo no Parlamento, frisando que elas demonstram "que é possível uma política diferente também para a emigração".

Machado apelou ainda à eleição de um deputado do PCP pelos círculos da Emigração.

Diário de Notícias, aqui, acedido em 5 de Agosto de 2009.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios