FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Fafe: “Por uma vida melhor”
2009-08-04

FAFE (PRESSPOINT) - O Município de Fafe, através do Museu da Emigração e das Comunidades, reabriu ao público na Casa Municipal de Cultura, e durante todo o mês de Agosto, a exposição de fotografia "Por uma Vida Melhor", de Gérald Bloncourt, um retrato da emigração para França, nas décadas de 50/60 do século passado e da vida dos emigrantes portugueses nesses anos iniciais da diáspora europeia. Constituída por 50 fotografias, seleccionadas de entre a centena que o fotógrafo francês doou ao Museu da Emigração, a exposição regressa às salas da Casa da Cultura, onde esteve já patente por ocasião das Festas de Antime, altura em que o autor das imagens aqui se deslocou, a convite do presidente da Câmara, José Ribeiro.

Recorde-se que esta exposição fotográfica decorre da visita que o autarca José Ribeiro, realizou a Paris, nos dias 7 e 8 de Março último, para apresentação do projecto do Museu da Emigração e das Comunidades, a convite da Associação Cultural Franco-Portuguesa de Viroflay, uma associação de emigrantes portugueses radicados em França.

No decorrer da apresentação, em que a comunidade emigrante portuguesa foi convidada a colaborar neste projecto, através do envio das suas memórias, objectos e recordações, o fotógrafo Gérald Bloncourt anunciou a doação ao Museu da Emigração e das Comunidades, de 104 fotografias sobre a vida dos emigrantes portugueses em França, tiradas a partir dos anos 50, e que estiveram no ano passado em exposição no Museu Berardo, sendo a primeira exposição temporária daquele museu.

Em paralelo, é exibida no auditório da Casa Municipal de Cultura, a grande reportagem com o mesmo título, das jornalistas Carina Branco (reportagem) e Nina da Silva (imagem e edição), produzida para o extinto canal de televisão de língua portuguesa em Paris dirigido à comunidade portuguesa emigrante - CLP TV.

Entretanto, inserido no trabalho de recolha e preservação de património imaterial, o Museu da Emigração e das Comunidades está a levar a cabo um ciclo de registos de histórias de vida, para o qual convida todos a participar, com base nas suas próprias experiências em contexto da emigração. Todas as actividades agendadas decorrem até 31 de Agosto no edifício da Casa Municipal de Cultura de Fafe, de segunda a sexta-feira, com horário 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.


Presspoint, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios