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O fado na emigração portuguesa e lusodescendência
2007-03-28
Dissertação de mestrado de Catarina Machado Faria em culturas visuais, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2012, sobre o fado na emigração portuguesa e lusodescendência no Rio de Janeiro e em São Paulo, sob orientação de João Aires de Freitas Leal e Catarina Alves Costa.

Título  Fado Tropical. O fado na emigração portuguesa e lusodescendência no Rio de Janeiro e em São Paulo
Autor  Catarina Machado Faria
Orientador  João Aires de Freitas Leal e Catarina Alves Costa
Ano  2012
Institutição  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Grau  Mestrado

Área  Culturas visuais
Palavras-chave  Fado, emigração portuguesa, identidade nacional, cultura popular
URI  http://hdl.handle.net/10362/9444

 

Resumo 

O presente estudo procura entender de que forma o fado, como expressão musical que se institui como um símbolo da identidade nacional portuguesa, é percecionado pelos indivíduos ou grupos de emigrantes portugueses ou lusodescendentes residentes no Rio de Janeiro e em São Paulo. É objetivo perceber se o fado se constitui, por um lado, como um recurso identitário de afirmação étnica perante a comunidade brasileira e, por outro lado, como fator que estimula a coesão entre os emigrantes através do fortalecimento dos laços com o país de origem, Portugal. O foco é colocado nos percursos pessoais de migração dos artistas de fado, partindo das suas histórias de vida principalmente no que concerne ao seu trajeto até ao fado e na sua carreira artística. Esta pesquisa também inclui cantores e músicos de fado brasileiros na tentativa de perceber como ocorreu o encontro com o fado no seu percurso pessoal e artístico. É também sua preocupação averiguar questões relacionadas com a forma como este género musical é vivido e entendido no Brasil, em particular pelos seus executantes, no tocante à panóplia de elementos que constituem o imaginário fadista, formas de interpretação, repertório, atitude performativa dos artistas e relação com o público do fado.

 

 

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