FR
Início / Publicações / OEm Working Papers
O Brexit e os emigrantes portugueses no Reino Unido
pdfPage
Raquel Xavier Rocha*, Jennifer McGarrigle** e Alina Esteves**
O processo do Brexit introduziu incertezas no futuro migratório dos migrantes da União Europeia que vivem no Reino Unido. Esta investigação explora as representações que os emigrantes portugueses residentes no Reino Unido fazem sobre a saída do país da União Europeia e a forma como o Brexit alterou as suas aspirações migratórias. Estes portugueses delinearam os seus planos num contexto de falta de garantia acerca dos direitos futuros de residência no país e, apesar de os rendimentos anuais, o grau de instrução e o tempo de residência destes cidadãos se terem revelado determinantes na forma como experienciam e reagem ao Brexit, este não alterou as aspirações migratórias e planos de vida dos emigrados no Reino Unido. Embora seja responsável por um sentimento de insegurança entre os emigrados portugueses no Reino Unido, a pouca interferência do Brexit nos planos migratórios dos respondentes revela que esta é uma “mobilidade líquida”.

 

Série  OEm Working-Paper 
Número  7
Data  novembro de 2020 
Páginas  26
ISSN  2183-5438 (online)
DOI  10.15847/CIESOEMWP072020
URI  http://hdl.handle.net/10071/22436
Palavras-chave  Brexit, emigrantes portugueses, imigração europeia, mobilidade líquida, Reino Unido.
Índice  Índice de quadros. Introdução. O Brexit e os cidadãos europeus a viver no Reino Unido: a visão a partir da literatura. Reações e representações do Brexit: resultados da investigação. Notas finais. Referências bibliográficas. 
Como citar  Rocha, Raquel Xavier, Jennifer McGarrigle e Alina Esteves (2020), “O Brexit e os emigrantes portugueses no Reino Unido”, OEm Working-Papers, 7, Lisboa, Observatório da Emigração, CIES-IUL, ISCTE-IUL. DOI: 10.15847/CIESOEMWP072020

 

* IGOT, Universidade de Lisboa, ** CEG, IGOT, Universidade de Lisboa.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades