FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
Milhões de sardinhas dão às praias do Kwazulu-Natal
2009-07-09

Cardumes com milhões de sardinhas têm esta semana dado às praias sul-africanas da costa sul da província do Kwazulu-Natal, repetindo um ritual que todos os anos anima aquela costa.

A "Corrida às Sardinhas" (Sardine Run, no original), designação dada localmente ao evento, é um fenómeno que tem lugar entre os meses de Junho e Julho geralmente entre as cidades de Durban e de Port Edward, uma extensão de cerca de 160 quilómetros ao longo do Oceano Índico na chamada Costa Sul do Kwazulu-Natal.

Embora a maior quantidade de sardinhas sul-africanas seja capturada nas águas mais frias do Cabo Ocidental, todos os anos no Inverno uma significativa porção dos cardumes movimenta-se ao longo de uma faixa da chamada Costa Selvagem (no Cabo Oriental) entre as praias e a corrente quente de Agulhas, que flui para sul, até atingirem as costas do Kwazulu.

Aparentemente desorientados pela corrente e variações de temperatura das águas por ela provocadas, os cardumes acabam geralmente por dar às praias, para gáudio de milhares de populares e turistas que, com o auxílio de redes e baldes e até mesmo à mão, capturam grandes quantidades de peixe no espaço de algumas horas.

A chegada dos cardumes é acompanhada de milhares de gaivotas que sobrevoam os cardumes e de golfinhos que gozam do festim enquanto ensaiam graciosos saltos e piruetas a poucos metros das praias.

A Corrida às Sardinhas levou as autoridades turísticas da região a promoverem anualmente o Festival da Sardinha, que decorre entre meados de Junho e finais de Julho e que inclui desportos náuticos, concertos de música, festivais gastronómicos, acrobacias aéreas, mergulho em áreas determinadas para observação dos cardumes de sardinhas e outras espécies e muitas outras actividades.

Esta semana, os cardumes, que estão a ser monitorizados há vários dias ao longo da costa por aviões ultra-ligeiros alugados pela Junta de Turismo da Costa Sul e organizações marítimas oficiais, deram à costa na zona de Port Edward por duas vezes e continuam a movimentar-se mais ao largo, o que sugere que deverão dar às praias nos próximos dias.

Um dos eventos relacionados com o Festival da Sardinha é o Festival de Gastronomia e de Vinhos dos Marinheiros Portugueses, que decorrerá a 18 e 19 do corrente em Poet Edward.

Este festival, no qual se envolve a comunidade portuguesa da província, contará com iguarias da cozinha tradicional portuguesa, muitos mariscos, provas de vinho e ranchos folclóricos portugueses e zulus.

Em 2008, no mesmo festival, foi batido o recorde do Guiness da maior quantidade de marisco cozinhado e consumido num só dia e que era detido pela Junta de Turismo do Kuwait: 1.739 quilos de marisco foram consumidos por 7.200 visitantes.

Diário de Notícias, aqui, acedido em 9 de Julho de 2009.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios