FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
África do Sul: Deputado Manny de Freitas visitou comunidade no Cabo
2009-07-06

O deputado luso-descendente ao Parlamento da África do Sul, Manny (Manuel) de Freitas, encontrou-se na semana passada com o Cônsul-geral de Portugal na Cidade do Cabo, Domingos de Saldanha Alvim. Uma visita de cortesia que o parlamentar referiu ao Emigrante/Mundo Português, ter sido "o primeiro passo para conhecer a comunidade portuguesa" naquela cidade sul-africana.
"Falamos sobre várias questões, sobre política local e sobre a comunidade portuguesa", revelou Manny de Freitas que tem a intenção de se deslocar às diversas comunidades de portugueses em toda a África do Sul. Esta foi a primeira de várias visitas que o parlamentar pretende realizar, fora da área da província Gauteng, pela qual foi eleito e a mesma região onde é o director da Aliança Democrática (AD), a maior força política de oposição ao Congresso Nacional Africano (ANC).
Sobre os portugueses radicados no Cabo, Manny de Freitas sublinhou formarem "uma grande comunidade, tanto em dimensão como em importância". No dia 3 de Julho, o deputado participou num encontro que reuniu líderes da comunidade, o Cônsul  Domingos de Saldanha Alvim  e o secretário regional da Madeira responsável pelos Recursos Humanos, Brazão de Castro, que se deslocou à África do Sul para as comemorações do Dia da Madeira.
Eleito em 22 de Abril último, Manny de Freitas percorreu um longo caminho até chegar à Assembleia Nacional e tornar-se no primeiro luso-descendente a ocupar um lugar no Parlamento sul-africano. Em 1999 já tinha sido o primeiro membro da comunidade portuguesa eleito deputado provincial. No Parlamento, o deputado é vice-ministro-sombra dos Transportes, área para a qual disse ter alguns programas em discussão. A Segurança e a Saúde são outros sectores sobre os quais pretende apresentar outros projectos.

A.G.P.

Mundo Português, aqui, acedido a 07 de Julho de 2009

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios