FR
Início / Notícias / Outros
“O Salto” na Cinemateca e a entrevista ao realizador
No âmbito do Ciclo “Povos em movimento: migração, exílio e diáspora III” realizado pela Cinemateca Portuguesa, vai ser exibido no dia 14 de maio, pelas 21h30, na sala M. Félix Ribeiro, o filme O Salto de Christian de Chalonge, sobre a emigração para França nos anos sessenta e setenta. Veja a entrevista filmada ao realizador, pelo Observatório da Emigração, aqui. +

Obra de estreia do seu realizador, O Salto foi o primeiro filme a ter como tema a imigração portuguesa em França. Trata-se de uma ficção, em que se misturam atores amadores e verdadeiros imigrantes, e que mostra as condições em que era feita a emigração “a salto”. Uma vez chegado a Paris, um jovem marceneiro tem a surpresa de descobrir que o amigo que o encorajara a emigrar quer explorá-lo e exige uma percentagem do seu magro salário. O homem não tem outro remédio senão submeter-se a exercer uma profissão que não era a dele e ir para o mundo fechado dos bairros de lata. “Chalonge coloca questões sérias como quem não quer a coisa. Consegue dar uma impressão de veracidade da vida tal como é, com gestos simples” (Gilles Jacob, Les Nouvelles Littéraires). Apresentado uma vez na Cinemateca, em 1993, O SALTO vai ser mostrado numa sessão realizada com o apoio do Museu das Migrações e das Comunidades, de Fafe.

Ver entrevista completa a Christian de Chalonge, realizada por Inês Espírito-Santo numa parceria entre a associação Mémoire Vive/Memória Viva (Paris) e o Observatório da Emigração aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades