FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
Macau: Comissão dos Assuntos Eleitorais confirma Chui Sai On como candidato único a chefe do Executivo
2009-06-26
Macau, China, 26 Jun (Lusa) - A Comissão dos Assuntos Eleitorais do chefe do Executivo de Macau confirmou hoje oficialmente que Fernando Chui Sai On é o único candidato ao cargo, depois de ter recolhido 286 das 300 assinaturas possíveis entre os membros do colégio eleitoral

Macau, China, 26 Jun (Lusa) - A Comissão dos Assuntos Eleitorais do chefe do Executivo de Macau confirmou hoje oficialmente que Fernando Chui Sai On é o único candidato ao cargo, depois de ter recolhido 286 das 300 assinaturas possíveis entre os membros do colégio eleitoral.

Para se apresentar como candidato, Chui Sai On só precisava de 50 assinaturas, mas desde que anunciou a sua renuncia ao cargo de Secretário dos Assuntos Sociais e Cultura do Governo, ainda liderado por Edmund Ho, disse que pretendia recolher o máximo de apoios possíveis.

Entre os cerca de 25 representantes da comunidade portuguesa ou luso-descendente, Chui Sai On recolheu a grande maioria dos apoios.

Entre os nomes mais conhecidos que não subscreveram a candidatura do antigo Secretário a líder do Governo, destacam-se o deputado Pereira Coutinho e a coordenadora do Gabinete de Apoio ao Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, Rita Santos, que decidem apoiar ou não o agora candidato formal depois da divulgação do seu programa político.

Com apenas 14 membros do colégio eleitoral sem subscreverem a candidatura, Fernado Chui Sai On recolhe o apoio da larga maioria dos representantes da sociedade com assento naquele órgão, que escolhe por voto secreto o futuro chefe do Governo.

O ex-secretário tem o apoio de vários membros da comunidade portuguesa ou luso-descendente, como Neto Valente, presidente da Associação dos Advogados, José Morgado e Herculano de Sousa, gestores dos bancos Espírito Santo do Oriente e Nacional Ultramarino, respectivamente, Edith Silva, directora da Escola Portuguesa, ou António Freitas, provedor da Santa Casa.

Chui Sai On tem ainda o apoio do empresário Stanley Ho, Ambrose So, cônsul honorário de Portugal em Hong Kong, Susana Chou, presidente da Assembleia Legislativa, Ma Man Kei, representante de Macau da Conferência Política Consultiva do Povo chinês, e o empresário Ho Iat Seng, que durante meses foi apontado como um dos mais sérios candidatos a líder do Governo mas que acabou por não se apresentar à corrida.

Com a eleição garantida, Chui Sai On tem passado os últimos dias em contactos com diversas associações com o objectivo de "auscultar" a opinião da sociedade que servirá para a elaboração do programa político e das linhas mestras que irão ditar o futuro de Macau numa linha de "continuidade e inovação", como já sublinhou.

JCS.

Jornal Expresso, aqui, acedido em 02 de Julho de 2009.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios