FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
Hong Kong: Portugueses e empresários comemoraram 10 de Junho
2009-06-11

Macau, China, 11 Jun (Lusa) - Cerca de uma centena de pessoas, entre portugueses e comunidade empresarial de Hong Kong, reuniram-se hoje num hotel da cidade para celebrar o 10 de Junho, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado do Comércio e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro.

"Vim aqui encontrar muitos portugueses que estão em Hong Kong e nem sequer se conheciam", contou Fernando Serrasqueiro contactado telefonicamente pela agência Lusa a partir de Macau.

O Secretário de Estado, que representou os órgãos de soberania portugueses nas cerimónias do 10 de Junho em Macau, considerou a deslocação a Hong Kong, poucas horas antes de regressar a Portugal "uma oportunidade" de juntar e ouvir a comunidade portuguesa residente na antiga colónia britânica.

"São pessoas que estão aqui em representação de empresas portuguesas e a trabalhar em actividades que até são complementares", disse o governante ao salientar a importância das pessoas se conhecerem e falarem.

A comemoração do 10 de Junho numa unidade hoteleira de Hong Kong, surge na sequência da actividade promocional da ViniPortugal no território e da "abertura e interesse" da comunidade empresarial local pelos vinhos portugueses.

Além de mais uma promoção de vinhos portugueses, nas celebrações do 10 de Junho hoje em Hong Kong a gastronomia portuguesa esteve também em destaque com um jantar a cargo do chefe António, radicado em Macau e cujo restaurante foi recentemente incluindo na lista dos estabelecimentos recomendados pelo Guia Michelin.

Entre o presunto pata negra, chouriço assado e pastéis de bacalhau das entradas, o jantar propriamente dito incluiu caldo verde, bife à portuguesa e sobremesas portuguesas, tudo servido com brancos e tintos nacionais fechados com um Porto Vintage.

JCS.

Agência Lusa, aqui, acedido em 12 de Junho de 2009.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios