FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Câmara de Santos homenageia Dia de Portugal, Camões e Comunidades
2009-06-19

A Câmara Municipal de Santos realizou no dia 10 uma sessão solene em homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com a presença de diversos representantes da comunidade lusitana da Baixada Santista. A cerimônia contou ainda com a participação do grupo Poetas Vivos, que declamou poemas portugueses. Depois da homenagem, realizada na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, foi servido um coquetel aos convidados, na sede do Centro Português.

A data é comemorada há dez anos, devido à Lei nº 1790, de 20 de julho de 1999, de autoria do vereador Odair Gonzalez (PR). Em seu discurso, Gonzalez, que é conselheiro do hospital da Beneficência Portuguesa de Santos, destacou as descobertas realizadas por Portugal ao longo da História, a vinda da corte portuguesa ao Brasil e também prestou homenagem a Camões. "Através da cultura portuguesa, muitos valores e tradições foram preservados. A língua, as tradições, a história e a descendência de nossa população estão ligadas a Portugal para sempre", disse.

O cônsul-honorário de Santos, Armênio Mendes, ressaltou o espírito desbravador do povo lusitano: "Os portugueses fincaram raízes pelo mundo, realizando várias obras. Esse empreendorismo pode ser visto em Santos, com a criação de várias entidades", afirmou.

Para o conselheiro das Comunidades Portuguesas, José Duarte de Almeida Alves, a iniciativa faz jus à comunidade lusitana: "Essa homenagem é realizada em vários lugares do mundo, e Santos não poderia ficar de fora. A cerimônia na Câmara e depois no Centro Português foram belíssimas", declarou Duarte. Juliana Santos, também conselheira das Comunidades Portuguesas, destacou a presença de representantes portugueses no evento: "É importante a participação, pois mostra a força de nossa comunidade".

Presenças: José Augusto do Rosário, assessor do cônsul-honorário; Mário Bastos, empresário; Alberto Barreiros, presidente do Centro Português; Ernesto Vieira, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade União Portuguesa; Antônio Oliveira Lopes e Alberto de Pinho, representantes da UNEPA (União das Empresas de Panificação e Afins da Baixada Santista); José Otávio e Vitor de Souza, da agência de turismo Vasco da Gama; Orlando Tavares, do restaurante Último Gole; Maria de Fátima, do Grupo Rosmaninho; comendador Vasco de Frias Monteiro; José Narciso Fernandes Inácio, conselheiro das Comunidades Madeirenses; e os vereadores Braz Antunes (PPS) e Geonísio Pereira Aguiar (PMDB).

Mundo Lusíada, aqui, acedido em 02 de Julho de 2009.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios