FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
Europeias: embaixadas e consulados em greve
2009-06-04
Sindicato diz que trabalhadores não têm sido tratados com igualidade

O Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE) informa que as embaixadas e consulados portugueses, para além dos centros culturais do Instituto Camões vão estar paralisadas em tudo o mundo durante esta sexta-feira.

«Os trabalhadores não aceitam ser excluídos do regime da função pública portuguesa e remetidos para as leis locais, mesmo sem direitos sindicais e de negociação», informa a estrutura sindical em comunicado.

A direcção afirma que «apesar de a greve ter sido devidamente anunciada e de o aviso prévio legalmente previsto ter sido enviado ao Senhor Ministro e aos outros governantes competentes. O Ministério dos Negócios Estrangeiros manteve-se surdo e mudo, as Finanças não quiseram viabilizar a devida actualização 2009 e o poder mostra preferir desprezar os direitos dos cidadãos do que resolver problemas por via democrática, inteligente, negociada».

Esta situação irá afectar a votação para as europeias, uma vez que os emigrantes portugueses podem exercer o seu direito entre amanhã e domingo.

TVi24, aqui, acedido em 4 de Junho de 2009.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios