FR
Início / Notícias / Eventos
Histórias, memórias e novas narrativas da/na emigração
Nos próximos dias 23 e 24 de julho irá realizar-se, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o colóquio internacional Histórias, Memórias e Novas Narrativas da/na Emigração. O colóquio, promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com o apoio do Center for Portuguese Studies da Universidade de Berkeley (Califórnia), Departamento de Estudos Portugueses e Espanhóis da Universidade de Rutgers (Newark), CRILUS da Universidade de Paris-Nanterre e do Museu da Pessoa (São Paulo), visa aprofundar o conhecimento sobre formas criativas de expressão da identidade portuguesa em comunidades da diáspora.

Em simultâneo, o colóquio visa ampliar redes de pesquisa e de colaboração entre profissionais nacionais e internacionais que venham desenvolvendo investigações interdisciplinares e criativas focadas nas pessoas concretas que são os e as migrantes, nas suas histórias, memórias, desejos e projetos de vida entre Portugal e os países de imigração.

 

Objetivos

  • Discutir e aprofundar expressões da identidade na diáspora, no âmbito de um movimento de desconstrução, reinvenção, inovação face aos estereótipos.
  • Desenvolver olhares cruzados, interdisciplinares e artisticos, que permitam (re)conhecer versões complexas e diversificadas da identidade.
  • Promover o intercâmbio de experiências que tomem a memória, língua, cultura, corpo e as abordagens biográficas e (auto) biográficas como objeto de pesquisa, de ação, de reivindicação identitária, nas suas diferentes vertentes.
  • Socializar resultados cujos objetos contemplem aspectos teórico-metodológicos da pesquisa biográfica e (auto)biográfica, bem como outras dimensões de investigação-formação-ação com recurso ao teatro, memória social, literacias digitais, repertórios linguísticos, artes em geral.

 

Eixos temáticos

  1. Vidas, (auto)biografias e práticas de memória e de reinvenção da identidade na emigração.
  2. Língua e cultura em contextos migratórios: centramentos e descentramentos referenciais.
  3. Documentação narrativa, escritas de si, corpo e performatividade identitária, educação formal e informal da portugalidade na diáspora.
  4. Espaços biográficos, artes e cultura na interseção de pertenças múltiplas.


Envio de propostas até dia 10/05/2018, através do email napontadalingua@ces.uc.pt
Divulgação dos resultados da avaliação dos trabalhos: 7/06/2018

 

Procedimentos para inscrições


Modalidades de trabalhos:

  • comunicação individual;
  • poster ou vídeo.

Condições gerais para inscrição de trabalho:

  • cada participante pode inscrever um trabalho como autor principal ou como coautor;
  • não é permitida a inscrição de trabalhos assinados por mais de três coautores;
  • em caso de trabalhos em coautoria os c-autores terão obrigatoriamente que inscrever-se: 50 euros, estudantes, 100 euros, investigadores, professores, profissionais.

Envio do resumo: os resumos (entre 300 e 500 palavras) devem ser enviados em formato Word para o seguinte endereço: napontadalingua@ces.uc.pt

Normas para o resumo:

  • antes do título e do resumo, deve indicar o eixo temático a que se vincula o trabalho;
  • o texto deve ser configurado em tamanho A4, em versão recente do Word for Windows, fonte Times New Roman (corpo 12), entrelinhas simples, texto justificado, margens em 2,5 cm;
  • no alto da página, em maiúscula e a negrito, deve constar o título do trabalho (deixar uma linha de espaço). Em seguida, deve(m) constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), imediatamente seguidos da identificação da(s) instituição(ões);
  • indicar o endereço eletrónico (deixar uma linha de espaço).

Sessão de comunicação individual: o resumo da comunicação individual deve ter entre 200 e 300 palavras; fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento simples; sem parágrafo; sem bibliografia; sem notas; sem figuras (apenas texto), vinculando-se a um dos eixos temáticos. As comunicações Individuais serão posteriormente agrupadas em sessões de comunicações coordenadas pela comissão organizadora do simpósio.

Observações:

  • os textos completos devem ser entregues após a apresentação do trabalho. A data e as normas sobre a organização do texto serão indicadas na carta de aceitação;
  • não haverá devolução do valor da taxa de inscrição;
  • os trabalhos aprovados só poderão ser apresentados pelos respectivos autores e/ou coautores.

 

Mais informações aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades