FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
Candidaturas aos Prémios Talento duplicaram
2009-05-25
Mais de 300 portugueses no estrangeiro enviaram candidaturas na presente edição

Mais de 300 portugueses no estrangeiro candidataram-se este ano aos Prémios Talento, que têm no júri nomes como António Vitorino ou Siza Vieira, e cuja gala volta a ser transmitida pela RTP.


"O Governo instituiu este Prémio não só para distinguir os portugueses que anualmente se destacam no estrangeiro, mas também para que em Portugal a sociedade tenha uma noção mais correcta da dimensão da nossa diáspora", disse à agência Lusa o secretário de Estado das Comunidades Para António Braga, trata-se de uma homenagem aos "portugueses modelo para com os quais Portugal tem uma dívida do reconhecimento".

As mais de 300 candidaturas, o dobro das que foram apresentadas no ano passado, estão a ser avaliadas pelo júri que escolherá três finalistas por cada uma das doze categorias a concurso.

Apenas um deles será distinguido na Gala dos Talentos.

A decorrer pelo terceiro ano, os Prémios Talento 2008 pretendem distinguir portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro que se notabilizaram durante o ano nos sectores das Artes do Espectáculo (cinema, teatro, música e interpretação), Artes Visuais, Associativismo, Ciência, Comunicação Social, Desporto, Divulgação da Língua Portuguesa, Meio Empresarial, Humanidades, Literatura, Política e Profissões Liberais.

Entre os elementos do júri estão a escritora Rita Ferro, os políticos António Vitorino e Marcelo Rebelo de Sousa, os músicos Camané e Pedro Brumester, o bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho e Pinto e o arquitecto Siza Vieira.

O jornalista David Borges, o empresário Joe Berardo, e a ex-atleta Rosa Mota são outros elementos do júri.

A gala dos Prémios Talento decorre a 26 de Junho, no Convento do Beato, em Lisboa, e será transmitida em directo pela RTP, RTP Internacional e RTP África.

Lusa

DNOTICIAS.pt, aqui, acedido em 25 de Maio de 2009.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios