FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
Elos: Língua portuguesa é tema de Concurso Literário internacional
2009-05-07

O Elos Clube Internacional promove o Concurso Internacional Literário comemorativo do Cinquentenário da fundação do Movimento Elista. De acordo com o vice-presidente Continental para Europa, José Luís Guedes de Campos, o tema deste concurso é assim apresentado: És filha de Portugal, Mãe de muitas Nações, És a Língua Universal, Que é cantada por milhões.

Serão admitidos trabalhos inéditos, redigidos em português e em até 30 linhas, em prosa e poesia livre. O prazo de remessa pelo correio, com envio de três exemplares, termina em 8 de junho. As classificações serão divulgadas no blog portaldalusofonia.blogspot.com.
Serão três premiados, além de menções honrosas, galardoados nas comemorações do Dia do Elismo, em local e data ainda a ser anunciado.

"O Elismo surgiu em 1959 na cidade de Santos, por determinação e vontade de homens de elevados ideais, que anteviram nessa época a importância da futura Comunidade Lusíada e do seu prevísivel agrupamento como Comunidade centrada num patrimônio comum: a Língua Portuguesa. Essa afirmação está patente na denominação adotada desde a fundação do Elos Internacional ao acrescentar a esta: da Comunidade Lusíada" diz Guedes de Campos.
"Se ainda hoje o mundo que fala português o faz, certamente por vontade própria pois que se quebraram há muito os laços materialistas e políticos que teimam em acorrentar culturas.

A Língua Portuguesa está viva e progride no mundo por força da demografia e pela descoberta da mesma por outros povos, que a veêm como uma língua de cultura e diálogo. Compete a cada um de nós falantes de português fazer a nossa pequena parte, para que em cada dia, esta maravilhosa língua se afirme cada vez mais, participando em atividades, reuniões, concursos, etc" defende.

Mundo Lusíada online, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios