FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa
2009-06-06

Na próxima segunda-feira, dia 8 de Junho, terá lugar a cerimónia de entrega do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, uma iniciativa da COTEC Portugal com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Na cerimónia vão estar presentes 41 candidatos que se deslocam a Portugal para a entrega do Prémio e que se distinguem pelo seu papel empreendedor e inovador. Estes candidatos são representativos dos inúmeros casos de sucesso de portugueses e luso-descendentes que vivem no exterior e se afirmam nos países onde residem.

O Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa pretende celebrar o talento luso e assinalar o respeito e a admiração pelos portugueses residentes na diáspora e que se destacam nos mais variados domínios, desde a actividade empresarial ao mundo académico, da investigação científica à cultura, das profissões liberais à vida cívica. Estes Portugueses constituem exemplos de integração efectiva nas correspondentes economias e sociedades e de estímulo à cooperação entre Portugal e países de acolhimento.

De acordo com Filipe de Botton, Presidente do Júri "este prémio visa realçar as qualidades e os feitos dos mais de cinco milhões de portugueses que vivem hoje fora de Portugal. É importante que o nosso país dignifique e chame a atenção para quem mais faz pela imagem de Portugal. É necessário corrigirmos a falta de conhecimento que existe sobre o nosso país e alterar essa percepção. Este prémio procura assim, contribuir decisivamente para a afirmação económica, política e cultural do nosso país no plano internacional, apoiando, por exemplo, a internacionalização das empresas portuguesas e a afirmação dos produtos portugueses em novos mercados no estrangeiro".

O mesmo responsável, acrescenta ainda que "Portugal não conhece, nem reconhece, o empenho de todos os portugueses que vivem e trabalham fora de Portugal e esta iniciativa quer justamente ajudar a ultrapassar essa situação. Premiar quem, através das suas acções no dia a dia, dá o seu melhor e ajuda a imagem de Portugal, é um acto de justiça que se impõe."

Este encontro, que juntará simbolicamente os empreendedores portugueses residentes no estrangeiro e os empresários nacionais, enquadra-se na ideia lançada pelo Presidente da República no último discurso de 10 Junho onde referia a necessidade de "Mobilizar os recursos da diáspora".

Os nomeados para o prémio vão estar presentes no encontro de dia 8 e irão participar também nas cerimónias oficiais do 10 Junho que se realizam na cidade de Santarém (parada militar, sessão solene e almoço), reflectindo um sinal inequívoco do significado atribuído ao seu papel no reforço dos laços com a Pátria.

 Dados sobre as candidaturas

_______________________________________

Na edição de 2009, foram submetidas 67 candidaturas ao Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa que tem como objectivo galardoar e divulgar publicamente cidadãos portugueses que se diferenciem pelo seu papel empreendedor, inovador e responsável, no contexto das sociedades de acolhimento e que reflictam a diversidade e a riqueza da diáspora portuguesa no mundo actual.

A faixa etária dos candidatos situa-se, em larga maioria, entre os 36 e 69 anos de idade. Assistiu-se ainda a uma boa representatividade geográfica, com a cobertura de todos os continentes, sendo a Europa e o continente americano os de maior expressão em termos de número de candidaturas. No que respeita à actividade desenvolvida pelos candidatos, denota-se uma grande diversidade em termos de sectores abrangidos, destacando-se o empresarial e financeiro, a restauração e turismo e a investigação.

PROGRAMA

ENCONTRO "EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA"

Centro Cultural de Belém | 8 de Junho de 2009

 14:30 Abertura

 14:40 Sessão 1: O papel da investigação científica e académica na diáspora portuguesa

 Jorge Guimarães (Portugal)

José Encarnação (Alemanha)

Rui Martins (China, RAEM)

Zita Martins (Reino Unido)

Moderação: Tiago Forjaz (Rede Star Tracker)

16:00 Intervalo

16:30 Sessão 2: Empreendedorismo

António Fernandes (EUA)

Fernando Dias (Brasil)

João Miranda (Portugal)

Pedro Januário (Reino Unido)

Moderação: Filipe de Botton (COTEC Portugal)

18:00 Intervalo

18:30 Sessão Encerramento

Discurso do Presidente do Júri do Prémio

Entrega do Prémio

Discurso do(s) Premiado(s)

Discurso de Sua Excelência o Presidente da República

Foto de Família

Porto de Honra, com a presença de Sua Excelência o Presidente da República

Fundação da KidZania Lisboa no dia Mundial da Criança

Correio do Montijo, aqui, acedido em 15 de Junho de 2009

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios