FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
10 de Junho: Cavaco Silva condecora 20 personalidades residentes no estrangeiro
2009-06-06
Lisboa, 06 Jun (Lusa) - A promoção da língua e cultura portuguesas e o apoio às comunidades lusas são factores comuns às personalidades que residem fora do país, que o Presidente da República condecorará no próximo 10 de Junho, em Santarém.

Lisboa, 06 Jun (Lusa) - A promoção da língua e cultura portuguesas e o apoio às comunidades lusas são factores comuns às personalidades que residem fora do país, que o Presidente da República condecorará no próximo 10 de Junho, em Santarém.

A cantora e compositora Eugénia de Melo e Castro, o jornalista luso-brasileiro Aristides Drummond, o sacerdote comboniano Alfredo Ribeiro Neres e o imunologista Caetano Maria Pacheco dos Pais Reis e Sousa, são alguns dos distinguidos.

O cineasta José Maria Conceição Nunes, um dos fundadores da Escola de Barcelona, cidade onde reside, receberá grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Sant´Iago da Espada.

Nesta mesma Ordem Militar com o grau de Comendador será condecorada a poetisa e escultora Isabel Meyrelles, residente em França.

A poetisa que esteve ligada ao grupo surrealista, tem-se dedicado actualmente à tradução de autores portugueses.

O imunologista Caetano Maria Reis e Sousa, a residir no Reino Unido receberá o grau de Oficial desta mesma Ordem.

Reis e Sousa é imunologista no London Reserach Institute onde dirige uma equipa de investigadores na descoberta de vacinas contra o cancro, SIDA e malária.

Nesta mesma Ordem, com o mesmo grau, será condecorado Carlos Manuel Simão da Silva Caldas, investigador da genética do cancro ligado à Universidade de Cambridge (Inglaterra).

Com a Ordem do Infante D. Henrique, instituída em 1960 pela República Portuguesa, serão condecoradas sete personalidades, cinco com o grau de Comendador, e ainda uma associação humanitária de socorros mútuos, a Sociedade N.ª Sr.ª da Luz, de Fall River (Massachussetts), como Membro Honorário.

Com o grau de Comendador receberão a cruz pátea, de esmalte vermelho, filetada de ouro da Ordem o médico Carlos Elmano de Oliveira e Rocha que tem prestado apoio à comunidade portuguesa em Bruxelas onde tem grande participação cívica, Horácio Ramiro Gonzalez, luso-argentino que preside à Câmara de Deputados da província de Buenos Aires onde tem apoiado a comunidade portuguesa.

Será também imposta a mesma condecoração em igual grau ao Contra-Almirante sul-africano Jacobus Everhardus Louw, comandante da base naval de Simon's Town, ex-adido militar do seu país em Lisboa e que tem uma forte ligação com a comunidade portuguesa e promovido Portugal e os portugueses.

Serão também comendadores desta Ordem, o advogado e professor do Centro de Estudos Internacionais da Faculdade de Direito de Estrasburgo, José António Ribeiro Monteiro, e o marroquino Joutei Boutaleb, presidente da Universidade Mohamed V, que é o impulsionador da licenciatura em Estudos Portugueses que surgirá no próximo ano lectivo de 2009/2010.

Com esta Ordem que se caracteriza pelas cores em pala azul, branco e preto, serão também distinguidos Jack Cunha (EUA) com grau de Oficial e a cantora e compositora Eugénia Melo e Castro com o grau de Dama.

O cidadão argelino Djelloul Melaika é o único condecorado com a Ordem da Liberdade, e receberá o grau de Grande Oficial.

A Ordem de Mérito que por fim galardoar actos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, ou que revelem desinteresse e abnegação em favor da colectividade, distingue sete personalidades nos diferentes graus: dois grandes oficiais, três comendadores e dois oficiais.

Com o grau de Grande Oficial receberão a cruz pátea de braços iguais, de oito pontas, de esmalte azul, filetada de ouro Alfredo Ribeiro Neres, provincial da Ordem dos Missonários Combonianos em Kintamdo (República Democrática do Congo) e o jornalista luso-brasileiro Aristides Drummond que tem procurado validar a herança portuguesa no Brasil através de artigos na imprensa e de programas televisivos.

As condecorações atribuídas pelo Presidente da República, Aníbal cavaco Silva, a personalidades das comunidades portuguesas e a cidadãos estrangeiros são as seguintes:

 Ordem de Sant´Iago da Espada

 

- José Maria Conceição Nunes - Espanha (Grande Oficial)

 

- Isabel Meyrelles - França (Comendador),

 

- Caetano Maria Pacheco dos Pais Reis e Sousa - Reino Unido (Oficial)

 

- Carlos Manuel Simão da Silva Caldas (grau oficial)

 

Ordem do Infante D. Henrique

 

- Carlos Elmano de Oliveira e Rocha - Bélgica (Comendador)

 

- Horácio Ramiro Gonzalez - Argentina (Comendador)

 

- Contra-Almirante Jacobus Everhardus Louw - África do Sul (Comendador)

 

- José António Ribeiro Monteiro - França (Comendador)

 

- Joutei Boutaleb (Comendador)

 

- Jack Cunha - EUA (Oficial)

 

- Eugénia Melo e Castro - Brasil (Dama)

 

- Sociedade Nossa Senhora da Luz - EUA (Membro Honorário)

 

Ordem da Liberdade

 

- Djelloul Melaika (Grande Oficial)

 

Ordem de Mérito

 

- Padre Alfredo Ribeiro Neres - RD Congo (Grande Oficial)

 

- Aristides Drummond - Brasil (Grande Oficial)

 

- Charles de Sousa - Canadá (Comendador)

 

- José Mário Coelho - Canadá (Comendador)

 

- Luciano de Sousa - Austrália (Comendador)

 

- Armando da Silva Pinheiro - Moçambique (Oficial)

 

- Piedade Heroína dos Reis Simões de Pina - Luxemburgo (Oficial)

NL/AH.

Jornal Expresso, aqui, acedido em 15 de Junho de 2009

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios