FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
Casal de emigrantes madeirenses seleccionados pelo programa 'Portugal no Coração'
2009-05-05
Casal de 77 anos visitou o país pela última vez em 1980

Casal de emigrantes madeirenses seleccionados pelo programa 'Portugal no Coração' Casal de 77 anos visitou o país pela última vez em 1980 Pela primeira vez, um casal de emigrantes madeirenses idosos na Venezuela foi seleccionado para participar na edição de Maio do programa 'Portugal no Coração', revelaram fontes consulares.


"Anualmente, na Venezuela, são seleccionados um ou mais emigrantes para participar no 'Portugal no Coração', sendo a primeira vez que, na área da circunscrição consular de Caracas, se escolhe um casal", revelaram as fontes.

Os seleccionados, João Vicente Câmara e Lurdes Augusta dos Reis, ambos de 77 anos e originários da Ribeira Brava, Madeira, estão emigrados na Venezuela desde 1952.

Residem na cidade de Los Teques, a Sul de Caracas, e visitaram a terra natal pela última vez em 1980. Pertencem à circunscrição consular de Caracas e vão viajar para Lisboa a 8 de Maio para participar no programa 'Portugal no Coração'.

"O Programa é composto por uma viagem a Portugal e um programa turístico e cultural em Portugal, em regime de pensão completa, com a duração aproximada de duas semanas. Depois do Programa, os participantes poderão prolongar a sua estadia em Portugal junto de familiares e/ou amigos que os acolham e suportem eventuais encargos daí decorrentes", frisaram as fontes.

O 'Portugal no Coração' tem como objectivo proporcionar uma estadia de curta duração em Portugal a cidadãos idosos, portugueses, residentes no estrangeiro.

Podem candidatar-se os cidadãos portugueses residentes fora da Europa, que há mais de 10 anos não visitem Portugal, com 65 ou mais, e que se encontrem em condições físicas que lhes permitam viajar autonomamente.

Lusa

Diário de Notícias da Madeira, aqui, acedido em 11 de Maio de 2009.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios