FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2017
Governo junta-se ao Empreender 2020 para o regresso de emigrantes qualificados
2017-06-29
O Governo juntou-se hoje ao projeto "Empreender 2020 - Regresso de uma Geração preparada", da Fundação AEP, acrescentando apoio da rede diplomática e apoio ao financiamento a uma iniciativa que já visava o retorno de jovens qualificados ao país. +

“O protocolo sobre a aplicação e execução do projeto Empreender 2020 – ao qual se associam agora o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), o Alto Comissariado para as Migrações e o AICEP (a agência para o investimento e comércio externo) – foi assinado nesta quarta-feira (28), em Lisboa, no Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), informa a agência Lusa.
“Este protocolo reúne instituições cuja missão é ajudar os jovens empreendedores que estão a regressar a encontrar mercados, a encontrar financiamento e a realizar as suas ideias, convertendo-as em oportunidades de negócio. É esse o objetivo”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, no decorrer da cerimónia protocolar.
Até agora, os objetivos do Empreender 2020 da Fundação AEP – em prática desde 2016 – passavam, em grande medida, pela realização de um levantamento exaustivo dos jovens emigrados detentores de competências técnicas consideradas altas. Depois do levantamento, o objetivo passaria por identificar as condições que favoreçam o seu regresso.
Com este protocolo, o Governo disponibiliza a sua rede consular e diplomática para divulgar o projeto, bem como “informação disponível de natureza documental e estatística” para realizar o diagnóstico da situação atual de emigração jovem qualificada.”


Ver artigo completo aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades