FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2017
Portugueses da Diáspora querem voltar ao país como investidores
2017-01-02
90% dos portugueses que emigram pretendem voltar ao país como investidores e para eles o Governo criou o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora.

Os empreendedores portugueses seja em Portugal ou no estrangeiro têm agora a possibilidade de contarem com uma ajuda aos seus negócios através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora – GAID.

O projeto que tem vindo a ser desenvolvido pelo Governo português conta já com 131 gabinetes de apoio ao emigrante em Portugal, sendo que 127 estão integrados em municípios e quatro em juntas de freguesias.

Segundo José Luís Carneiro, secretário de estado das Comunidades Portuguesas, este gabinete pretende identificar investidores da diáspora apoiando e informando-os nas suas intenções de investir em Portugal. “Mais de 90% dos portugueses emigrantes que pretendem investir no seu país, fazem-no nas suas terras de origem e junto das suas freguesias”, explicou ao Jornal Económico, o secretário de estado.

José Luís Carneiro adiantou ainda que existem muitos portugueses emigrados que querem investir em micro e pequenas empresas em Portugal e também empresários nacionais que pretendem internacionalizar e o GAID irá dar apoio para os dois casos.

Neste momento o GAID já tem uma base de dados com sete mil micro e pequenas empresas e 66 Câmaras de Comércio. As áreas de atuação são sobretudo na agro-alimentar, logística e distribuição, construção civil e obras públicas, turismo e restauração, novas tecnologias de informação e comunicação, saúde e farmacêutica e também no ensino e educação.

 

Ler artigo completo na Start Up, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades