FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2017
AEP lança questionário para estudar emigração de jovens qualificados
2017-01-02
A Fundação Associação Empresarial de Portugal (AEP) lançou hoje um questionário para estudar a emigração de jovens qualificados, no âmbito do programa "Empreender 2020", que visa ainda perceber de que forma aqueles quadros podem ser convencidos a regressar.

O questionário 'online', ligado ao "Empreender 2020 -- Regresso de uma Geração Preparada", destina-se a cidadãos de nacionalidade portuguesa ou nascidos em Portugal residentes no estrangeiro com formação de nível pós-secundário.

As respostas do questionário são anónimas e confidenciais e destinam-se somente ao levantamento dos jovens qualificados que abandonaram o país nos últimos anos.

O programa "Empreender 2020" foi simbolicamente lançado há cerca de três semanas no Porto com uma largada de balões e este questionário é a sua primeira ação concreta.

Os objetivos deste programa, de acordo com um comunicado da Fundação AEP enviado à Lusa, são fazer o levantamento de jovens emigrantes detentores de elevadas competências técnicas e educativas, assim como avalizar o potencial de retorno desse capital humano e estimar o seu impacto no desenvolvimento económico de Portugal.

O projeto pretende também identificar as condições que favoreçam o retorno e desenhar cenários concretos de atuação com vista ao regresso desta geração e, ainda, debater um modelo de desenvolvimento capaz de acolher estes jovens.

 
Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui.  

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades