FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
“Eu é que sou um bom auxiliar do Presidente Marcelo!”
2016-12-11
Entrevista a José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades

Nem onze nem dezasseis. Ninguém sabe com rigor quantos somos (“porque há uma percentagem muito elevada de portugueses pelo mundo que não está inscrita nos consulados”) mas as estimativas apontam para 11 milhões de residentes, 2,2 milhões de emigrantes, 2,5 milhões de lusodescendentes. Mas se há certeza que José Luís Carneiro tem é a de que teremos de nos habituar, “cada vez mais”, a níveis elevados de emigração, “por força da mobilidade social e económica”. Entrevista com o secretário de Estado das Comunidades numa época em que muitos portugueses voltam à pátria.

O agudizar da situação política e económica na Venezuela, no Brasil e em Angola provocou o regresso antecipado de emigrantes portugueses?
Há indícios, pequenos ainda, que mostram que a estabilização da situação político-social em Portugal está a conduzir ao regresso de portugueses que saíram do país nos últimos cinco anos. Mas é um facto que as circunstâncias que se vivem nalguns países também têm contribuído para isso.

Tem números? Já voltámos ao nível de emigração anterior a 2011?
Por força da mobilidade social e económica, cada vez mais teremos de nos habituar a níveis altos de emigração. Os dados que temos (de 2015) dizem-nos que dos 500 mil que saíram entre 2011 e o principio de 2015, 200 mil voltaram ao país ao fim de um ano. Mas a tendência cada vez mais consolidada é para a mobilidade laboral por força da integração das economias e da própria globalização. Daí que faça cada vez mais sentido pensar em políticas integradas. E por isso criámos uma equipa transversal da alta administração — com representantes da internacionalização, da indústria, do turismo, da segurança social, do ensino superior, dos assuntos fiscais e da justiça — que reúne mensalmente, sob a minha esfera, para dar celeridade processual a assuntos que nos são colocados nos postos consulares e gabinetes de apoio ao emigrante.

 

Ler artigo completo no Expresso, aqui. 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades