FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Emigrantes portugueses ilegais nos EUA já receiam sair de casa
2016-11-25
A eleição de Trump e as ideias que defendeu em campanha deixam assustados alguns emigrantes portugueses, ilegais em certos casos.

A questão da imigração nos Estados Unidos foi um dos temas mais polémicos na eleição presidencial de 8 de novembro deste ano. Donald Trump acenou com a expulsão de muitos imigrantes ilegais do país quer acabar com as ordens executivas do ainda Presidente Barack Obama que impedem a expulsão em determindas condições, como é o caso, por exemplo, dos jovens imigrantes ilegais que chegaram ao país enquanto crianças.

Alguns emigrantes portugueses nos Estados Unidos estão em pânico com a recente eleição de Donald Trump para Presidente. As ameaças feitas durante a campanha eleitoral de uma deportação massiva dos imigrantes ilegais fez com que muitos portugueses, nas últimas semanas, sobretudo na região de Newark, tenham receio de sair de casa, encarem com algum receio o movimento de pessoas e carros desconhecidos nas zonas onde residem.

Temem igualmente que com a vitória de Trump os serviços de emigração passem de imediato para a ação. 

O jornalista Sérgio Infante falou com um dos conselheiros das Comunidades Portuguesas na costa leste. Bruno Rocha confirma que uma pequena percentagem da comunidade portugesa está ilegal, lança um apelo à calma e diz que estes receios são causados fundamentalmente pela falta de informação. 

 

Ver reportagem completa na RTP, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades