FR
Início / Notícias / OEm nos média
"Sinais" apontam para fim da vaga de emigração portuguesa
Dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que entre 2011 e 2015 saíram, em média, quase 120 mil pessoas por ano.

O secretário de Estado das Comunidades assegura que os dados mais recentes indicam uma estagnação na vontade portuguesa em emigrar.

“Temos previsto apresentar as conclusões desse relatório no final do mês de Dezembro, pelo que não queria antecipar. Contudo, parece haver sinais que nos dão conta de que há, por um lado, uma certa estagnação nas saídas do país e, ao mesmo tempo, outros sinais - embora muito ténues - de vontade de regresso de alguns cidadãos que saíram nos últimos anos”, disse à Renascença José Luis Carneiro.

O secretário de Estado das Comunidades revela este dado no dia em que o Governo assina os primeiros protocolos com juntas de freguesia para a criação de gabinetes de apoio ao emigrante.

Questionado pela Renascença sobre esta matéria, Rui Pena Pires, coordenador científico do Observatório da Emigração, confirma que em 2015 os valores relativos à saída de portugueses para trabalhar no estrangeiro terão estagnado ou diminuído ligeiramente.

 

Ler artigo completo na Renascença, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades