FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
#Generation E: jovens migrantes do sul da Europa contam
2016-11-20
A crise faz com que milhares de jovens italianos, espanhóis e português tomem a direção do norte à procura de um futuro melhor. Quem são esses novos rostos da migração? O projeto "Generation E" encontrou 2.500 representantes deles, dos quais centenas vivendo na Suíça.

"O governo italiano investiu bastante em mim, financiou meus estudos e o doutorado, mas agora é uma empresa suíça que aproveita dos resultados", afirma Alessandro Fammartino, que há nove anos se mudou para Zurique à procura de emprego.

Originalmente de Turim, ele faz parte do grupo de 2.500 emigrantes com menos de 40 anos, que participou do questionário do Geração E", um projeto sobre a emigração de jovens do sul da Europa. swissinfo.ch tem o direito exclusivo de publicar as entrevistas realizadas na Suíça.

Falta de perspectivas profissionais e ambições pessoais são as razões mais comuns dadas pelos jovens para emigrar, o que não surpreende frente aos níveis elevados de desemprego jovem de 35% na Itália e até 50% na Espanha e Grécia, dentre outros.

Porém existem aqueles que abandonaram a pátria para estudar, pelo amor ou porque não suportavam mais o clima político e social nos países de origem. 

 

Ler artigo no Swissinfo.ch, aqui. 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades