FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Documentário "Portuguese in New England" mostra dez gerações de emigrantes nos EUA
2016-11-08
Estreou este fim de semana o segundo documentário da saga "Portuguese In". Já há negociações com a Netflix e PBS para a difusão no mercado norte-americano

São quatro episódios bilingues que mostram dez gerações de emigrantes portugueses na Nova Inglaterra, a região dos Estados Unidos que cobre os estados do Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont. O documentário "Portuguese in New England" estreou este fim de semana no Massachussets e Rhode Island, em dois eventos completamente esgotados. 
"As estreias foram fantásticas, tivemos casas cheias", conta ao DN Nélson Ponta-Garça, o mentor e realizador do projeto - uma co-produção da sua empresa NPG Multimedia e da RTP. Aliás, o mestre de cerimónias das duas apresentações e moderador dos painéis de debate foi Álvaro Costa, apresentador da RTP. 
O primeiro evento aconteceu em Massachussets, no New Bedford Whaling Museum. Foi uma estreia em parceria com o consulado de Portugal em New Bedford, que contou com a presença de "altas individualidades da justiça e da comunidade", frisa o realizador. Há um dado que explica a relevância da estreia nesta região: cerca de 60% da população de New Bedford tem ascendência portuguesa. 
O segundo evento foi organizado em Rhode Island, no salão português Amigos da Terceira. Teve a presença da governadora do Estado de Rhode Island, Gina Raimondo, que aproveitou para apresentar a nova chefe de polícia: Ann Assumpico é a primeira mulher a desempenhar o cargo e tem ascendência portuguesa. Depois da Califórnia, Massachusetts e Rhode Island são os Estados com maior população portuguesa dos Estados Unidos.
O documentário custou 65 mil euros e foi financiado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), Governo dos Açores, secretaria de Estado das Comunidades, Luso-American Financial, rádio-televisão WJFD de New Bedford, U-Mass Dartmouth e líderes e empresários locais. 
A estreia na televisão portuguesa acontecerá ainda este ano e irá passar pela RTP1, RTP Açores e RTP Internacional. Mas a produtora está também a negociar para transmitir a série nos Estados Unidos: "Há interesse e conversações com a Netflix e com a PBS", revela Nélson Ponta-Garça.

 

Ler artigo completo no Diário de Notícias, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades