FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
ASPPA realiza encontro de pós-graduados na Alemanha centrado no tema da emigração
2016-11-03
O encontro fará em Estugarda, 'Uma viagem pela emigração Portuguesa na Alemanha'

A ASPPA (Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha) realiza a 12 de novembro o Portal 2016, o quarto encontro anual daquela organização, que terá a participação do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. Pela primeira vez, o evento terá lugar fora da capital alemã e a cidade escolhida foi Estugarda.
Este ano os trabalhos centram-se na presença lusa naquele país e terão como tema «Uma viagem pela emigração portuguesa na Alemanha». “Olhar para trás, refletir e analisar este fenómeno num contexto histórico e atual” é o que se propõe aquela associação de pós-graduados portugueses.
Os debates realizar-se em torno dos temas ‘A emigração portuguesa na Alemanha (distribuição geográfica e temporal)’, às 11h, e ‘Empreendedorismo português na Alemanha’ (às14h45), havendo ainda uma mesa redonda com as associações, a iniciar às 16h45, onde será discutido o papel das associações portuguesas na Alemanha e o futuro da ASPPA.
Para o primeiro estão confirmadas as presenças de João Mira Gomes, Embaixador de Portugal na Alemanha; José dos Reis Arsénio, Cônsul de Portugal em Estugarda; Pedro Candeias, Investigador do Projeto REMIGR. O segundo debate terá a participação de Victor Sampaio, do Restaurante Portugal em Estugarda e de Luísa Valle, do Programa FAZ-IOP.
A mesa redonda tem a presença confirmada de Nelson Campos, Conselheiro das Comunidades Portuguesas e membro da Federação das Associações da Diáspora; José Loureiro, Conselheiro das Comunidades; Tiago Pais, da Berlinda.org.

 

Ler artigo completo no Mundo Português, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades