FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Presidente de Portugal agradece contributo financeiro dos emigrantes da Suíça
2016-10-18
O Presidente português agradeceu este domingo, 16 de Outubro, o contributo financeiro dos seus compatriotas residentes na Suíça para a economia portuguesa. Num encontro com centenas de emigrantes lusos em Genebra, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que “no ano passado esta foi a segunda maior comunidade do mundo a apoiar a economia portuguesa”.

“Os portugueses na Suíça são uma das comunidades emigrantes nacionais que mais aposta há mais tempo cá fora no prestígio do país, enviando as suas economias e sendo a primeira ou a segunda, depende dos anos, a contribuir para a economia portuguesa”, disse o chefe de Estado português no Centro Desportivo de Vernets.

Acolhido com muitas manifestações de carinho, que retribuiu com beijos e abraços, Marcelo Rebelo de Sousa foi também confrontado com queixas. Questionado sobre o facto de os emigrantes não beneficiarem da isenção de impostos sobre as pensões que o governo português concede, durante dez anos, aos reformados estrangeiros que se queiram instalar em Portugal, o Presidente reconheceu que se trata de uma questão pertinente: “Hei-de ver o que se pode fazer para criar estímulos adicionais para os nossos compatriotas espalhados pelo mundo, em particular comunidades como a da Suíça, que tanto envia das suas economias para Portugal, que seriam um agradecimento por tudo o que têm feito por Portugal”.

 

Ler artigo completo no Swissinfo.pt, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades