FR
Início / Recursos / Teses e dissertações / A‐D
Influencia dos média e da língua de acolhimento no processo de integração
2022-03-30
Tese de doutoramento de Inês Gonçalves de Gião Miradouro Branco em ciências da comunicação, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2015, sobre os média e a língua de acolhimento na integração da comunidade nepalesa em Portugal e da comunidade portuguesa em Macau, sob orientação da professora Cristina Mendes da Ponte.

Título  A importância dos média e da língua de acolhimento na integração de imigrantes. Estudos de caso: a comunidade nepalesa de Portugal e a comunidade portuguesa em Macau
Autor  Inês Gonçalves de Gião Miradouro Branco
Orientadora  Cristina Mendes da Ponte
Data  2015
Institutição  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Grau  Doutoramento
Área  Ciências da comunicação 
URI  http://hdl.handle.net/10362/17078

 

Resumo   

Esta pesquisa foca-se na comunidade imigrante portuguesa em Macau e na comunidade imigrante nepalesa em Portugal. Analisa os usos dos média – étnicos, mainstream e transnacionais - por imigrantes durante o processo de integração: na manutenção de laços com o país de origem e na adaptação à sociedade de acolhimento, em que a língua de acolhimento assume um papel crucial. A investigação enquadra-se nos estudos de audiências e baseia-se na teoria dos Usos e Gratificações dos Média (Katz, Blumler, & Gurevitch, 1974). No que respeita à integração assenta no modelo de estratégias de aculturação de Berry & Sam (2001, 2006). Quanto à língua, assenta na teoria do poder e da prática de Bourdieu (1991), especificamente na parte relativa ao poder simbólico da língua. Quanto à metodologia, foram realizadas oito entrevistas em profundidade na comunidade nepalesa e 29 entrevistas na comunidade portuguesa. A amostra foi de conveniência e teoricamente sustentada. A seguir às entrevistas, foi feita uma análise de conteúdo individual e transversal. Esta tese pretende contribuir para o enriquecimento de linhas de investigação sobre audiências activas dos média. Poderá servir de fonte de informação para políticas relacionadas com a integração de imigrantes, nomeadamente, para reformulação de políticas relacionadas com os média e com a língua de acolhimento. No caso de empresas de comunicação, a informação obtida poderá ser útil para adaptarem melhor os seus conteúdos a este público específico.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades