FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Trabalhadores portugueses em dificuldades na Arábia Saudita: “Estão a asfixiar-nos”
2016-09-16
O Observador ouviu o relato de trabalhadores que estão sem receber salários há 10 meses na Arábia Saudita. Sindicato da Construção pondera ir ao país para defender interesses dos portugueses.

Saíram do país sem a família, com a esperança de conseguirem melhores condições de vida e salários mais competitivos. Este era o desejo do grupo de cerca de 80 trabalhadores portugueses da construção civil, quando chegaram a Arábia Saudita entre 2001 e 2011, para trabalhar na Saudi Oger, a segunda construtora com mais contratos com o governo saudita.

Até outubro de 2015, não havia queixas com as condições de trabalho. “São iguais como em qualquer parte do mundo, o único problema são as temperaturas elevadas, mas é da condição do lugar”, explica um dos trabalhadores ao Observador, sob anonimato, para evitar “complicações” com a empresa. 

A situação começou a mudar em novembro de 2015, quando deixaram de receber salários e subsídios de alojamento. Desde então já se passaram dez meses sem qualquer remuneração, com seguros de saúde e assistência médica expirados, alguns a ponto de serem desalojados das suas casas. Outros vivem do apoio e da caridade de colegas. Sem dinheiro para comprar o bilhete de volta para Portugal, há casos de pessoas com as autorizações de residência já fora de validade.

 

Ler artigo completo no Observador, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades