FR
Início / Recursos / Teses e dissertações / A‐D
Efeitos da crise das dívidas soberanas e emigração portuguesa
2022-03-30
Dissertação de mestrado de Maria Inês Filipe Correia em economia internacional e estudos europeus, apresentada ao Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, em 2015, sobre os efeitos da crise das dívidas soberanas emigração do sul para o norte da Europa, sob orientação de João Lopes e João Peixoto.

Título  A análise dos efeitos da crise das dívidas soberanas na migração do Sul para o Norte da Europa: o caso português
Autor  Maria Inês Filipe Correia
Orientadores  João Lopes e João Peixoto
Data  2015
Institutição  Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa
Grau  Mestrado
Área  Economia internacional e estudos europeus
Palavras-chave  Emigração, crise das dívidas soberanas, desemprego, movimentos migratórios, quadro macroeconómico
URI  http://hdl.handle.net/10400.5/10665

 

Resumo 

Esta dissertação faz a análise do efeito da crise das dívidas soberanas na emigração do Sul para o norte da Europa, tendo em conta a especificidade do caso português entre 1999 e 2014. Apesar de a emigração fazer parte da história portuguesa, nunca se esperou que voltasse a repetir o cenário dos anos 60. Os novos emigrantes portugueses parecem ter melhores níveis de educação e estão preparados para viver durantes vários anos fora de Portugal. A análise macroeconómica consegue explicar o caminho percorrido por Portugal desde a entrada do euro, passando pela crise das dívidas soberanas e terminando em 2014. Os resultados nas correlações efetuadas parecem confirmar uma relação forte entre a emigração total e a taxa de desemprego. Já o contrário acontece para a taxa de crescimento do PIB per capita: existe uma relação bastante fraca entre esta variável e a emigração total.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades