FR
Início / Recursos / Teses e dissertações / E-H
Contributos da emigração e do regresso em meio rural
2000-09-13
Tese de doutoramento de Maria Ortelinda Gonçalves em geografia humana, apresentada à Universidade Aberta de Lisboa, em 2007, sobre as implicações da emigração e do regresso na Região Barrosã, sob orientação de Maria da Conceição Pereira Ramos e Maria Manuela Malheiro Dias.

Título  Desenvolvimento em meio rural. Contributos da emigração e do regresso. Aplicação ao concelho de Boticas na região Barrosã
Autor  Maria Ortelinda Barros Gonçalves
Orientadoras  Maria da Conceição Pereira Ramos e Maria Manuela Malheiro Dias
Data  2007
Institutição  Universidade Aberta de Lisboa
Grau  Doutoramento
Área  Geografia humana
URI  https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/778/1/LC308.pdf

 

Resumo 

Embora a ruralidade englobe traços comuns, o meio rural caracteriza-se por uma imensa diversidade. Estabelecer tipologias capazes de captar esta diversidade é uma das mais importantes missões das pesquisas contemporâneas, voltadas para a dimensão espacial do desenvolvimento. A fim de contribuirmos para esta missão e para uma maior intervenção no território em estudo – concelho de Boticas na Região Barrosã –, procuramos responder às seguintes questões: Quais as implicações da dinâmica da emigração/regresso no desenvolvimento do território em estudo? Que políticas/estratégias de gestão territorial devem ser implementadas para a fixação/atracão da população? Neste contexto, a presente investigação alicerçou-se em diversas fontes de informação numa lógica multi-método, integrando técnicas de inquirição, de observação e de análise documental. Esta complementaridade metodológica possibilitou à pesquisa uma maior amplitude de informação e uma maior riqueza, sendo construída, reformulada, testada e reconstruída por indução analítica. Consideramos oportuno potenciar (facilitando/apoiando) as forças (recursos) do espaço rural em estudo, valorizando, as capacidades, o know-how e as mudanças sociais, económicas e culturais que os ex-emigrantes e os emigrantes atuais, enquanto atores transnacionais de desenvolvimento, induzem, de forma direta ou indireta, na comunidade local, dando sugestões para superar os obstáculos à criação de capital social.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades