FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Portugueses em Hong Kong acompanham eleições com interesse
2016-09-01
Apesar de a campanha eleitoral decorrer numa língua que não dominam, os portugueses em Hong Kong seguem as eleições de domingo com interesse pelo desenvolvimento da cidade, onde encontram oportunidades, mas também rendas altas, poluição e desigualdades sociais.

Em Hong Kong desde 2006, Gonçalo Frey Ramos, 36 anos, está a seguir as próximas eleições para o Conselho Legislativo "um pouco mais a sério" porque, pela primeira vez, vai votar em deputados na região chinesa, um direito conquistado ao tornar-se residente permanente, após sete anos consecutivos na antiga colónia britânica.

A campanha "passa um pouco ao lado" deste consultor "porque é quase tudo em chinês", mas o interesse leva-o a contornar a barreira linguística e a fazer pesquisas para perceber a mensagem dos candidatos na Ilha de Hong Kong, onde reside com a mulher japonesa e duas filhas.

Comparando com Portugal, a política em Hong Kong "é mais confusa", considera Gonçalo Frey Ramos, apontando que "há mais de 30 partidos a concorrer nestas eleições" e que "o facto de haver muitas opções também complica a escolha".

 
Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades