FR
Início / Notícias / Eventos
Gérald Bloncourt. O Olhar de Compromisso com os Filhos dos Grandes Descobridores
[PUBLICAÇÃO] Foi apresentada no Porto, no passado dia 20 de agosto, a obra concebida e realizada pelo historiador Daniel Bastos a partir do espólio fotográfico de Gérald Bloncourt. A sessão de apresentação do livro, prefaciado por Eduardo Lourenço, esteve a cargo da investigadora Maria Beatriz Rocha-Trindade, do deputado eleito pelo círculo da Europa, Paulo Pisco, e da presidente do Observatório dos Luso-Descendentes, Emmanuelle Afonso. +

Título  Gérald Bloncourt. O Olhar de Compromisso com os Filhos dos Grandes Descobridores
Autor  Daniel Bastos
Editor  Converso
Data  2016

http://morgadodefafe.blogspot.pt/2016/08/gerald-bloncourt-apresentou-livro-sobre.html

 

“Além das fotografias históricas que Gérald Bloncourt captou sobre a vida dos emigrantes portugueses nos bidonvilles dos arredores de Paris, que já integraram várias exposições em Portugal e França, e que fazem parte do arquivo da Cité nationale de l’histoire de l’immigration, a obra reúne ainda memórias, testemunhos e imagens originais que o fotógrafo francês de origem haitiana realizou durante a sua primeira viagem a Portugal na década de 1960, onde retratou o quotidiano das cidades de Lisboa, Porto e Chaves. Assim como as da viagem a 'salto' que fez com emigrantes lusitanos além Pirenéus, e as das comemorações do 1.º de Maio de 1974 em Lisboa, que permanecem como a maior manifestação popular da história portuguesa.
Segundo Daniel Bastos, investigador da nova geração de historiadores portugueses com um percurso literário alicerçado junto das comunidades lusófonas, a edição do espólio fotográfico de Gérald Bloncourt, composto por um conjunto de centena e meia de imagens da maior importância para a história portuguesa do último meio século, constitui 'um justo reconhecimento aos protagonistas anónimos da história portuguesa que lutaram aquém e além-fronteiras pelo direito a uma vida melhor e à liberdade. Todos eles representados por uma personalidade ímpar que durante mais de trinta anos escreveu com luz a vida dos portugueses em França e em Portugal'.
Refira-se que a obra é patrocinada por duas dezenas de empresas representativas do tecido socioeconómico luso-francês, com particular destaque para a seguradora Fidelidade, o hipermercado E. Leclerc, e as empresas Almeca e Aluminel […].”

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades