FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Gérald Bloncourt apresentou livro em Celorico de Basto
2016-08-22
O Município de Celorico de Basto recebeu, recentemente, “o Olhar de Compromisso” do conceituado fotógrafo francês Gérald Bloncourt, âmbito das cerimónias dos dez anos de gemina- ção entre o concelho minhoto e Houilles.

O Centro Cultural da Biblioteca Municipal Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa foi o palco escolhido para receber o fotojornalista, que apresentou, o livro “o Olhar de Compromisso” com os filhos dos grandes descobridores, um dos mais conceituados livros do género que retratam a emigração portuguesa desde a década de 50 à década de 70.

Tratou-se, portanto, de uma cerimónia intimista onde o fotojornalista mostrou “o seu olhar” sobre o percurso de muitos emigrantes portugueses, num livro escrito por Daniel Bastos e traduzido por Paulo Teixeira.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, marcou presença na cerimónia de apresentação do livro e referiu tratar-se de uma pequena homenagem a Gérald Bloncourt. “Esta é uma pequena homenagem feita a um grande fotojornalista que retratou a emigração ao longo de muitos anos a esta parte. Estes retratos expostos nesta exposição são demonstrativos do trabalho feito ao longo dos anos, um testemunho vivo da adaptação dos emigrantes à terra que os acolheu, a forma como fizeram o percurso, o local de onde vinham” disse.

 

Ler o artigo completo no Correio do Minho, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades