FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
Novos horários para emigrantes
2009-06-23

Desde ontem que a RTP chega aos portugueses espalhados pelo Mundo através de três emissões distintas: Europa, Ásia e América, e África. O novo modelo de distribuição dos sinais de televisão permite uma adequação mais rigorosa dos horários de emissão dos programas aos fusos horários do continente a que se destinam.

A RTP África, criado há 11 anos, e que emitia 12 horas por dia, passa a garantir uma emissão contínua de 24 horas. A programação infantil, por exemplo, passa a ser emitida em horas mais adequadas a esse público.

O desajuste de horários da programação da RTP nos diferentes cantos do Mundo era uma das principais queixas apresentadas pelas comunidades portuguesas, lembrou José Fragoso, director de Programas da RTP: "Com este ajuste, os nossos emigrantes na América, por exemplo, já não verão, no seu horário nobre, o programa da manhã." Fragoso reforça que o objectivo é privilegiar as zonas do Globo onde há maior número de portugueses. Neste momento, 30 milhões de lares recebem a RTP Internacional através de diferentes plataformas.

No dia 26, a RTP transmite a 3ª edição dos Prémios Talento, em directo do Convento do Beato. O evento, que distingue portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro que se destacaram em vários sectores, é apresentado por José Carlos Malato e Marta Leite Castro.

Correio da Manhã, aqui, acedido em 25 de Junho de 2009.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios