FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
IMI: furo na lei impede cobrança de €57 milhões a emigrantes e estrangeiros
2016-08-08
Os agregados cujos imóveis tenham um valor patrimonial tributário até 66.500 euros e rendimentos brutos anuais até 15.295 euros estão, por lei, isentos de pagar o IMI. Emigrantes e estrangeiros a residir em Portugal beneficiaram de falha na lei.

Por lei, as famílias com baixos rendimentos estão isentas automaticamente de pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Esta decisão, que é feita com base no cruzamento das bases de dados do IRS e IMI, criou um furo de 57 milhões de euros para o Estado, só este ano.

O problema é simples: os emigrantes e os estrangeiros que residem em Portugal, sem rendimentos declarados no país também ficaram isentos do IMI devido à forma como está montado o esquema de cobranças, conta o “Jornal de Negócios” esta segunda-feira.

As isenções foram concedidas “sobretudo nas zonas turísticas ou com elevados níveis de emigração”, disse o ministro Adjunto Eduardo Cabrita ao “Jornal de Negócios”. O facto de os municípios não terem "informação que lhes permita gerir os seus impostos" é algo que "não é aceitável" e é "mesmo inconstitucional", reitera o ministro, que garante que o problema vai ser "corrigido já no próximo Orçamento do Estado".

 

Ler artigo completo no Expresso, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades